Haja raiva: torneio de Arremesso de Celular tem aparelho jogado a 76 metros
Sem tempo, irmão
- 12º Sul-Americano de Arremesso de Celular reuniu 5 mil pessoas em Foz do Iguaçu (PR)
- Evento teve um aparelho jogado a 76 metros de distância
- Competição tem causa nobre: recolher lixo eletrônico e diminuir poluição
- Outros torneios do tipo ocorrem pelo Brasil
Sabe quando o seu smartphone trava e você tem vontade de jogar ele contra a parede? E já pensou se, dependendo da força do arremesso, o seu celular velho te rendesse um aparelho novo?
Pois bem, foi isso que aconteceu no último domingo (22), quando a Itaipu Binacional organizou uma competição inusitada em Foz do Iguaçu (PR): a 12ª edição do Torneio Sul-Americano de Arremesso de Celular.
Não, você não leu errado: cinco mil pessoas se reuniram para assistir a uma disputa que testou as habilidades de 284 arremessadores de celular.
O torneio em si foi dividido em seis categorias: adulto feminino e masculino (participantes com mais de 16 anos), juvenil feminino e masculino (participantes entre 12 e 15 anos) e infantil masculino e feminino (participantes até 11 anos). Além de troféus para os três primeiros colocados, os vencedores de cada categoria levaram para casa um smartphone Xiaomi Mi 8 Lite.
E por falar em vencedores, quem faturou a categoria adulto feminino foi Janaína Fagundes, que é tenente do Corpo de Bombeiros. O arremesso dela chegou aos 37,79 metros de distância. Impressionante, hein?
Na adulto masculino, Franck Rodrigues de Souza mandou o aparelho velho longe: com absurdos 76,30 metros, ele dominou a categoria.
Na juvenil masculino, Lucas Gehardt liderou com 45,06 metros. Já entre as meninas Fernanda Luiza Pereira disparou o celular a 29,76 metros de distância.
Para fechar, a categoria infantil. Entre as meninas, Rafaeli Cristine Paulus fez um arremesso de 30,50 metros, enquanto Arthur Balsan Arruda venceu dentre os meninos, com 29,60 metros.
Será que a raiva do celular velho e bugado deu uma incentivada nos arremessos?
Causa nobre
Os participantes do torneio podiam se inscrever de duas formas: levando um celular velho para ser arremessado ou dois quilos de alimentos não perecíveis. No segundo caso, a própria organização do evento cedia um aparelho fora de uso.
O evento bancado pela hidrelétrica é, na verdade, uma ação que visa chamar a atenção para a produção de lixo eletrônico. Esse, inclusive, é um problema mundial, uma vez que, somente em 2017, foram geradas mais de 44 milhões de toneladas de lixo do tipo, segundo dados da Coalização das Nações Unidas sobre Lixo Eletrônico.
Além disso, havia incentivo para que as pessoas levassem eletrônicos fora de uso para serem reciclados. De acordo com a organização, foram recolhidas cerca de 3,3 toneladas de lixo eletrônico, entre televisores, celulares, rádios, monitores e outros aparelhos.
Já em relação aos alimentos, foram arrecadadas 13 toneladas, que serão repassadas para 24 entidades assistenciais de Foz do Iguaçu e região.
Outros campeonatos
Se você se interessou pela disputa e mora longe de Foz do Iguaçu, fique sabendo que outras cidades já organizam campeonatos do tipo. Em Toledo (PR), o 1º Torneio de Arremesso de Celular já está agendado para o dia 13 de outubro, no Parque do Povo. Já em Chapadão do Sul (MS), há um torneio similar que ocorre desde 2017.
Em ambos os casos, as competições também repetem ações de responsabilidade ambiental e social, com a coleta de lixo eletrônico para reciclagem e a arrecadação de alimentos para entidades assistenciais.
SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS
- Twitter: https://twitter.com/tilt_uol
- Instagram: https://www.instagram.com/tilt_uol/
- WhatsApp: https://uol.page.link/V1gDd
- Grupo no Facebook Deu Tilt: http://bit.ly/FacebookTilt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.