Planeta gigante é encontrado de forma inesperada orbitando estrela anã
Um planeta gigante gasoso, similar a Júpiter, foi encontrado por uma equipe internacional de cientistas orbitando ao redor de uma estrela anã vermelha.
Em pesquisa publicada pela revista Science, os cientistas estudaram a estrela em questão, considerada um corpo celeste mais leve, menor e menos brilhante que o Sol localizado a aproximadamente 31 anos-luz do planeta Terra.
Juan Carlos Morales, da Universidade Autônoma de Barcelona, e seus colegas avistaram o GJ 3512, por meio de uma técnica chamada método da velocidade radial. O método mede variações da velocidade a que uma determinada estrela se afasta ou se aproxima de nós
Durante mais de dois anos de observações, os pesquisadores descobriram que o planeta descoberto é pelo menos 46% mais massivo que Júpiter e orbita sua estrela uma vez a cada 204 dias.
A descoberta despertou curiosidade por abrir o leque sobre as condições em que os planetas são formados. Com isso, é possível que haja mais planetas gigantes como esse do que se imaginava no universo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.