Como a tecnologia fez nascer Kizuna Ai, a maior youtuber virtual do Japão
Kizuna Ai, a youtuber mais popular do Japão, é anatomicamente exagerada e uma eterna adolescente de meia-calça com babados e laço rosa no cabelo. Kizuna Ai também é uma personagem totalmente virtual, que ganha vida com as ações e voz de uma atriz invisível.
No país dos animes e do futurista "A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell", mais de 2,5 milhões agora seguem Kizuna Ai online, e esse sucesso gerou milhares de imitações e uma indústria caseira com alvo nos chamados youtubers virtuais ou VTubers.
Desafiando a marca dos streamers masculinos e jovens de games do Ocidente, como PewDiePie e Ninja, o Japão inventou uma nova classe de estrela de streaming composta por partes iguais de avatar digital e anime interativo.
"O que separa os VTubers dos personagens normais de animes é que você pode acreditar que eles realmente existem", disse Takeshi Osaka, fundador da Activ8, a empresa de Tóquio que criou Kizuna Ai. "Essa presença é uma parte importante do que os torna tão atraentes."
Evitando o processo trabalhoso e demorado de animação tradicional - inadequado para o mundo acelerado do conteúdo do YouTube -, a Activ8 usa equipamento de captura de movimento no nível de Hollywood para produzir videoclipes, esquetes e transmissões de jogos quase todos os dias para mais de 4 milhões de assinantes.
A tecnologia permite que Kizuna possa interagir com os fãs em tempo real em exposições, dar entrevistas ao vivo na TV e se apresentar em shows. É uma influenciadora virtual que pode patrocinar eventos do mundo real.
Embora a Activ8 não divulgue detalhes técnicos, seu produto é uma combinação quase perfeita de movimentos realistas, gestos e expressões faciais, os quais contribuem para reforçar a credibilidade.
"A inovação aqui é como eles combinam computação gráfica 3D em tempo real, sites de captura de movimento e streaming de vídeo como o YouTube para criar interações bidirecionais com o público", disse Eiji Araki, vice-presidente sênior da Gree, responsável por uma divisão especializada em VTubers.
Kizuna Ai estreou no YouTube em dezembro de 2016 e foi responsável por cunhar o termo "VTuber". A tecnologia que abriu as portas para seus muitos imitadores chegou no mesmo ano, na forma dos primeiros óculos de realidade virtual comerciais.
Projetados para rastreamento preciso da cabeça e mãos, os kits de realidade virtual Oculus, do Facebook, e Vive, da HTC, acabaram se transformando em plataformas perfeitas de animação para aspirantes a VTuber com baixo orçamento.
Com mecanismos de animação gratuitos e modelos 3D de empresas como a Unity Technologies, qualquer um poderia criar um estúdio virtual de marionetes barato na sala de estar.
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