Facebook aceita pagar R$ 160 milhões após inflar métricas de anunciantes
O Facebook aceitou pagar US$ 40 milhões (cerca de R$ 160 milhões) a anunciantes que o processaram por ter inflado suas métricas em relatório entregue há três anos. Em 2016, mais de um milhão de anunciantes moveram ação coletiva contra a rede social.
Novos termos do acordo foram enviados na última segunda-feira (7) à Suprema Corte da Califórnia, que julga o caso, indicando que todas as partes concordavam com o acordo.
De acordo com a revista Forbes, o Facebook teria calculado métricas com problemas de cálculo e entregue resultados incorretos aos anunciantes durante 18 meses entre 2015 e 2016.
O Facebook se defendeu dizendo que os erros se aplicavam apenas a anunciantes que publicaram seus conteúdos de forma gratuita, sem impulsionar a publicação. Os membros da ação coletiva, no entanto, afirmam que esse erro os levou a gastar mais dinheiro em anúncios, já que estavam induzidos a pensar que estavam sendo assistidos por mais tempo do que de fato estavam.
A empresa de Mark Zuckerberg reconheceu os problemas nos cálculos, embora tenha classificado o problema como "erro inocente".
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