Japão vai participar do programa lunar Artemis com a NASA
O governo do Japão anunciou semana passada que vai participar do programa Artemis, da NASA. O projeto é uma nova jornada lunar da agência espacial dos Estados Unidos, que prevê um voo tripulado para 2022 e o retorno de astronautas para a superfície da Lua em 2024.
O anúncio foi feito no Twitter pela conta do escritório do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, cujo post disse que o Japão "virará uma nova página" rumo à exploração lunar. A expectativa é que o país asiático consiga também que astronautas japoneses possam chegar ao satélite natural da Terra.
Em outro documento, veiculado apenas em japonês, o governo enumera alguns argumentos para explicar a parceria com os Estados Unidos, desde motivos diplomáticos e de segurança além de competitividade internacional, oportunidades de comércio e abrir portas para futuras missões no planeta do futuro: Marte.
"O programa [Artemis] visa manter uma estação espacial orbitando a Lua [a Gateway], exploração tripulada da superfície lunar e outras atividades. E Marte e outros destinos também estão à nossa vista", disse o governo.
É possível que a JAXA (agência espacial japonesa) forneça tecnologia para dar suporte para a construção da nova estação espacial. Segundo a SpaceNews, esta pode ser uma oportunidade importante para que empresas japonesas participem da exploração da Lua, caso da ispace, que vem desenvolvendo naves comerciais para explorar o satélite.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.