Corre que é cilada! Não acredite que é possível mudar de cor o WhatsApp
Vira e mexe, links que prometem alterar a cor do WhatsApp são enviados pelo app, mas não é de hoje que a personalização da aparência de aplicativos é usada por golpistas. Muitos usam essa estratégia para instalar softwares maliciosos nos aparelhos.
É isso: se você recebeu uma mensagem falando que dá para mudar a cor do WhatsApp, é golpe. Se fosse um recurso do próprio mensageiro, seria fácil encontrar nas configurações do próprio app e não baixando aplicativos de terceiros. O último golpe do gênero, ocorrido em março, o procedimento mudava se você acessava o link pelo computador e pelo smartphone.
Pelo computador
Se você acessasse o link pelo WhatsApp Web, seria redirecionado para uma página solicitando a instalação de uma extensão para Google Chrome chamada de "Black Theme for Whatsapp".
Uma vez instalado o plugin, ele enviava mensagens automaticamente para todos os seus contatos do WhatsApp, convidando-os a fazerem o mesmo. Fechar a janela do PC não adiantava em nada, afinal as mensagens eram enviadas pelo celular.
Nessa situação, o problema se dá mais na propagação das mensagens, não tendo relação a softwares maliciosos ocultos no computador.
Pelo celular
Se você acessava o link pelo celular, teria um problema maior. Ao entrar na página era solicitado que você compartilhasse o link com 30 amigos ou 10 grupos para liberar a função de personalizar a cor do WhatsApp.
Mesmo não encaminhando essa mensagem, era exibido um link para fazer o download de um arquivo APK chamado "best_video.apk". Também era solicitada a ativação de notificações de uma página com servidor localizado na Rússia.
Completado o processo, você ganhava um "presente": seu celular infectado por um adware. Esse arquivo ("best_video.apk) ficava oculto e rodando livremente pelo seu dispositivo, sendo ativado apenas quando a internet era acessada e exibindo propagandas indesejadas. Enquanto isso, os golpistas ganhavam dinheiro por todos os anúncios visualizados.
Tem jeito, então?
Outra forma de alterar a cor do WhatsApp que aparece nas buscas na web é o aplicativo Substratum, programa desenvolvido por membros do fórum do XDA-Developers. Entretanto, não é só dele que você precisa. É necessário o download de outros dois aplicativos: o Andromeda, que é pago; e o [Substratum] EWhats color. Todos podem ser instalados pela Play Store. De acordo com os criadores, o programa não tem acesso aos seus dados e só muda a aparência dos itens, como formas e cores.
Porém, a avaliação dos aplicativos não é das melhores. Com 3,3 estrelas de um total de 14.836 instalações, muitos usuários do Substratum reclamam da necessidade da instalação de outro app. O próprio Substratum é criticado por ter falhas e parar de funcionar.
O Andromeda custa R$7,49 e é avaliado em média com 2,6 estrelas. Os reviews dele e do [Substratum] EWhats color (também avaliado com 2,6 estrelas) estão repletos de reclamações.
Com essas informações, recomendamos que, até o WhatsApp disponibilizar o recurso de personalizar temas, não há saída a não ser usar a cor original do mensageiro.
SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS
- Twitter: https://twitter.com/tilt_uol
- Instagram: https://www.instagram.com/tilt_uol/
- WhatsApp: https://uol.page.link/V1gDd
- Grupo no Facebook Deu Tilt: http://bit.ly/FacebookTilt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.