Quer ver a chuva de meteoros Leonídeos? Separe sua noite e madrugada
Sem tempo, irmão
- Fenômeno anual terá sua melhor visibilidade em 2019 nesta noite e na madrugada
- Lua deve atrapalhar curiosos por apresentar com luminosidade forte
- Visibilidade é melhor a olho nu e fora de centros urbanos
Todo ano, em novembro, a chuva de meteoros Leonídeos colore o céu noturno. Em 2019, o melhor momento para vê-la está chegando: é entre a noite deste domingo (17) e a madrugada de segunda-feira (18).
O fenômeno ocorre sempre que a Terra passa perto da órbita do cometa Tempel-Tuttle, cujos destroços entram em combustão ao penetrarem na nossa atmosfera. Esses pedaços do cometa, originários da aproximação do Tempel-Tuttle ao Sol, não representam nenhum risco ao nosso planeta.
O melhor momento para acompanhar a chuva de meteoros é no fim da madrugada de segunda-feira. A expectativa é de cerca de 15 meteoros por hora, mas a luminosidade da Lua pode atrapalhar a visualização. Tentar deixá-la fora do campo de visão é o mais recomendado.
Não é necessário nenhum equipamento para enxergar os bólidos. É até mais fácil identificá-los sem um binóculo ou telescópio, dado que os acessórios restringem a área do que você enxerga e os meteoros são visíveis a olho nu.
A recomendação, para os curiosos, é buscar um local escuro, que tenha pouca iluminação artificial - nas cidades será mais difícil de enxergar. Deitar no chão e olhar direto para o céu aumenta as chances de notar a passagem de um meteoro, que neste caso deve aparecer nas imediações da constelação de Leão. Entendeu o porquê do nome Leonídeos?
Essa chuva de meteoros costuma deixar trilhas verdes e persistentes no céu, uma consequência dos metais que compõem o Tempel-Tuttle: ferro e magnésio.
Para este ano, a expectativa é que a visualização do fenômeno seja difícil. O cometa completa a órbita solar a cada 33 anos e, segundo o site Earth Sky, é a cada intervalo de cerca de 33 anos que as chuvas se tornam mais intensas. A última delas foi em 2001, então, para ver o céu repleto de meteoros, teremos que esperar um pouco mais de dez anos.
SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS
- Twitter: https://twitter.com/tilt_uol
- Instagram: https://www.instagram.com/tilt_uol/
- WhatsApp: https://uol.page.link/V1gDd
- Grupo no Facebook Deu Tilt: http://bit.ly/FacebookTilt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.