Ela não para: novo recurso dos celulares Xiaomi detecta terremotos
Sem tempo, irmão
- Novo sistema da Xiaomi conta com detecção de terremotos
- Alertas são emitidos "segundos ou dezenas de segundos" antes do terremoto
- Função é testada em província chinesa desde setembro e será ampliada
- Outros celulares e apps já testaram funções semelhantes
A Xiaomi, uma das fabricantes de eletrônicos que mais gera atenção no momento, colocou em seu mais novo sistema uma função capaz de salvar vidas. A companhia anunciou em seu blog que o MIUI 11, nome da interface adaptada do sistema Android, conta com um recurso de detecção de terremotos.
Criada em conjunto com um instituto local de alerta de desastres, a função foi disponibilizada de forma silenciosa na província local de Sichuan como parte de testes limitados em setembro.
A companhia apontou que o novo recurso de detecção de terremotos será disponibilizado em breve para toda a China. A promessa é de que sejam emitidos alertas "segundos ou dezenas de segundos" antes da chegada do evento sísmico, o que pode fazer grande diferença para quem passa pela catástrofe.
Em evento, a companhia apontou que a iniciativa é a primeira do tipo no mundo. Mas não é a primeira vez que um celular oferece uma função similar e não está claro ainda como ela se diferencia de outros aparelhos. Chefe do instituto chinês que criou o recurso em parceria com a empresa, Wang Tun apontou que a novidade funciona de forma mais eficiente do que nos aplicativos atuais.
Atualmente, em regiões do mundo mais afetadas por terremotos, operadoras, aplicativos e outras ações de terceiros contam com recursos semelhantes. A própria Apple, como lembra o site TechCrunch, colocou um recurso de alerta de terremotos para usuários iOS do Japão em 2011.
Agências por todo o mundo também testam alertas de emergências por meio de smartphones - a norte-americana Agência Federal de Gerenciamento de Emergências testou um sistema de avisos emergenciais no último ano.
Além de celulares, a novidade da Xiaomi ainda estará presente na interface Mi TV, voltada a televisores. A empresa não informou quando a função será estendida para usuários do resto do mundo.
SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS
- Twitter: https://twitter.com/tilt_uol
- Instagram: https://www.instagram.com/tilt_uol/
- WhatsApp: https://uol.page.link/V1gDd
- Grupo no Facebook Deu Tilt: http://bit.ly/FacebookTilt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.