Fila, fanatismo e decepção com descontos: Xiaomi abre 2ª loja no Brasil
Sem tempo, irmão
- Segunda loja da Xiaomi no Brasil foi inaugurada neste sábado em São Paulo
- Centenas de fãs se aglomeraram do lado de fora do Shopping Center Norte
- Loja tem descontos menos agressivos que 1ª inauguração e decepcionou alguns fãs
- Xiaomi está com estratégia agressiva no Brasil e planeja ampliação para fora de SP
A Xiaomi inaugurou neste sábado (23) uma nova loja física no Brasil, a sua segunda na retomada no mercado nacional. Em parceria com a importadora DL, o novo estabelecimento da chinesa está situado no Shopping Center Norte, na zona norte de São Paulo.
Assim como na inauguração da loja do Ibirapuera, o novo ponto contou com fanatismo de fãs da marca - os primeiros da fila dizem ter chegado ao local na quinta - e muita fila. Algumas centenas de pessoas se aglomeravam do lado de fora do shopping antes da abertura prevista para as 10h e a fila foi crescendo depois da inauguração, com o burburinho gerado.
Confira os bastidores da inauguração nos Stories do Instagram de Tilt.
48 horas na fila
O maior exemplo do fanatismo na marca estava nas primeiras pessoas da fila: Rodrigo Matos e Henrique Liborio, que também haviam sido os primeiros a entrar na loja do Ibirapuera. Eles dizem que chegaram ao local às 10h da quinta-feira (21). A intenção nem era comprar nada.
"Vim só para fazer história, nunca ninguém foi o primeiro em duas inaugurações. Nem sei se vou comprar algo, só vim por essa bagunça e para prestigiar a marca. Quero também ver o Mi Mix Alpha", afirmou ao Tilt Rodrigo.
Ele e o colega compraram colchões infláveis e passaram duas noites na porta do Center Norte. Rodrigo relata que ao menos foi mais tranquilo que na inauguração de junho, quando fez mais frio e rolou até chuva de granizo. Ele é fã da marca e comprou seu primeiro celular Xiaomi justamente na outra inauguração, mas Henrique é um conhecer há mais tempo da empresa.
"Tenho celular da Xiaomi há mais ou menos um ano e meio, importei pra mim e depois pra toda a família. Quando soube que viria para o Brasil, resolvemos ir na inauguração. Na segunda também viemos. Na terceira não sei, se tiver disposição, tempo também...", apontou Henrique.
A abertura da loja foi marcada por muita barulheira e comoção dos fãs - o próprio Rodrigo foi levado para ser um dos responsáveis por cortar a fita de inauguração. O barulho chamou a atenção de quem só circulava pelo shopping e rapidamente muitas pessoas se aglomeraram em torno do estabelecimento. Um segurança, ao meu lado, soltou a exclamação ao ver a algazarra: "meu Deus do céu...".
Decepção com descontos
A formação de fila se justifica pelos descontos prometidos pela marca na inauguração do estabelecimento. A Xiaomi prometeu ao longo da semana 50% de desconto em produtos, sem especificar quais.
Na prática, não foi bem assim. Toda a loja estava com 10% de desconto durante o sábado, mas os únicos produtos com ofertas de 50% eram a pulseira Mi Band 3 e o projetor da marca. Os primeiros da fila ainda ganharam cupons com descontos de 20% a 30% em produtos.
Alguns que estavam na fila, contudo, ficaram decepcionados. Tilt ouviu pessoas reclamando em voz alta sobre "onde estavam os descontos de 40% a 50%". Já outra pessoa falava no telefone para uma colega que "tudo estava caro, mais do que no site".
Os fãs que entraram primeiro na loja acabaram só olhando os produtos. A demora na compra de algo foi tanta que o animador da inauguração anunciou que o primeiro comprador ganharia uma viagem para a Xiaomi global.
Na abertura da primeira loja, no Shopping Ibirapuera, os descontos foram mais agressivos. Alguns celulares tinham cortes no preço que beiravam R$ 1.000.
Mi Mix Alpha em exposição
Um dos destaques da loja é o celular conceito Mi Mix Alpha, que está em exposição em uma uma redoma de vidro. O aparelho é composto quase que inteiramente de tela, tanto na frente quanto na traseira.
Ele foi anunciado há alguns meses como um smartphone conceito que teria poucas unidades à venda. É realmente hipnotizante ficar vendo ele girar nessa estrutura de vidro: é incrível como a marca conseguiu preencher tanto a frente quanto a traseira do display, deixando apenas uma pequena linha na altura das câmeras traseiras.
Só falta me convencer de que ele é útil na usabilidade de fato - como não dá para mexer, não foi possível comprovar.
Em ampliação no Brasil
No Brasil, a loja da marca tem cerca de 200 produtos: celulares, patinetes, baterias portáteis, escova de dente, guarda-chuva, mini drone, mochilas, malas de viagem e muito mais.
A estratégia no Brasil nesse retorno alguns anos após a saída do mercado nacional tem sido agressiva, com dois pontos inaugurados e um amplo portfólio de produtos importados. Tilt ainda apurou que está prevista para o ano que vem a inauguração de novas lojas da marca, incluindo cidades fora de São Paulo.
A Xiaomi é uma das marcas que mais atrai atenção no momento pelo mundo, com uma base cada vez maior de fãs. O fanatismo, comparado ao que ocorria com a Apple no começo da década, é justificado pelos fãs por causa do suposto custo-benefício da empresa.
A própria empresa chinesa tem se destacado pela imensa variedade de produtos que coloca no mercado. A companhia tem um portfólio amplo de produtos inteligentes que vai de caneca a até bicicleta elétrica, passando por smartphones e TVs.
SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS
- Twitter: https://twitter.com/tilt_uol
- Instagram: https://www.instagram.com/tilt_uol/
- WhatsApp: https://uol.page.link/V1gDd
- Grupo no Facebook Deu Tilt: http://bit.ly/FacebookTilt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.