Toshiba cria dispositivo que detecta 13 tipos de câncer com gota de sangue
A Toshiba desenvolveu uma tecnologia capaz de detectar treze tipos de câncer a partir de uma única gota de sangue. O dispositivo possui 99% de precisão, como anunciou a empresa em comunicado emitido no começo dessa semana.
O método de diagnóstico foi feito em conjunto com o Instituto Nacional de Pesquisa do Câncer e a Universidade Médica do Tóquio. O intuito é comercializar após o início de um teste em 2020.
O dispositivo pode ser usado ainda para tratar o câncer em seu estágio inicial, como confirmou o estudo por trás da tecnologia.
Para chegar ao resultado, a máquina examina os tipos e a concentração de moléculas de microRNA no sangue pelas células cancerígenas.
"Em comparação com os métodos de outras empresas, temos uma vantagem no grau de precisão na detecção do câncer, sendo essa o tempo necessário para a detecção e o custo", afirmou Koji Hashimoto, cientista chefe de pesquisa do Frontier Research Laboratory da Toshiba, em comunicado à imprensa.
A Toray Industries Inc. e outras empresas do ramo também desenvolveram tecnologias para diagnosticar o câncer usando moléculas de microRNA a partir de uma amostra de sangue.
O teste será usado para detectar câncer de estômago, esôfago, pulmão, fígado, vias biliares, pancreático, intestinal, ovário, próstata, bexiga e mama, além de sarcoma e glioma.
A estimativa é que o exame de sangue custe aproximadamente ¥ 20 mil, aproximadamente R$ 770 em conversão direta.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.