iPhone 11 Pro usa dados de localização mesmo que usuário desligue opção
O iPhone 11 Pro continua coletando dados de localização de seus usuários mesmo quando a opção está desligada no aparelho. Foi o que mostrou um relatório publicado ontem pela KrebsOnSecurity.
O repórter de segurança Brian Krebs divulgou um vídeo no qual ele desliga todas as opções de compartilhamento de dados do seu GPS com a Apple. Ainda assim, o símbolo do GPS continuava aparecendo no canto direito superior de sua tela, indicando que o serviço estava ativo.
A política de privacidade da Apple para os Serviços de localização do iPhone diz que o aparelho "envia periodicamente os locais geograficamente identificados de pontos de acesso Wi-Fi e torres de celular nas proximidades (quando suportados por um dispositivo) de forma anônima e criptografada para a Apple, para serem usados para aumentar este banco de dados de hotspot Wi-Fi e torre de celular ".
O usuário pode, entretanto, desativar esta opção em cada um dos aplicativos. Em seu vídeo, Krebs desativa esta configuração em todo os aplicativos, além de desligar o GPS como um todo. Porém, ao ligar o serviço de dados novamente, o sinal da localização aparece.
Segundo ele, isso pode significar uma vulnerabilidade no sistema. Krebs enviou o vídeo para a Apple em novembro.
Em comunicado, um engenheiro da Apple disse que a descoberta não revela um risco de segurança. "É esperado que o ícone dos Serviços de Localização apareça na barra de status quando os Serviços de Localização estiverem ativados. O ícone aparece para os serviços do sistema que não possuem uma opção nas Configurações".
SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS
- Twitter: https://twitter.com/tilt_uol
- Instagram: https://www.instagram.com/tilt_uol/
- WhatsApp: https://uol.page.link/V1gDd
- Grupo no Facebook Deu Tilt: http://bit.ly/FacebookTilt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.