Nasa capta momento exato em que cometa explode ao se aproximar do Sol; veja
Usando dados de um satélite da Nasa chamado TESS, pesquisadores da Universidade de Maryland conseguiram captar o momento exato em que um cometa explode ao se aproximar do Sol.
A cena ocorreu em 2018, quando o cometa 46P/Wirtanen não suportou o calor do Sol e emitiu uma poeira de gelo e gases —mas só foi divulgada agora, quando os pesquisadores conseguiram compilar todos os dados do satélite e convertê-los em um vídeo que mostra começo, meio e fim da explosão.
"Esta é a observação mais completa e detalhada até o momento da formação e dissipação de uma explosão de cometa que ocorre naturalmente", disse a Nasa, ao divulgar as imagens.
"Quando os cometas orbitam o Sol, eles podem passar pelo campo de visão de TESS. O 46P/Wirtanen era uma prioridade para nós por causa de sua abordagem, por isso decidimos usar as imagens registradas pelo TESS como um caso de teste para ver o que poderíamos obter com este satélite. Ficamos muito surpresos [com o resultado]", disse Tony Farnham, cientista do Departamento de Astronomia da Universidade de Maryland.
O brilho inicial da explosão ocorreu em duas fases distintas: a primeira com um flash de uma hora e a segunda com um flash gradual, que continuou brilhante por cerca de oito horas, segundo a Nasa.
Esse segundo estágio da explosão provavelmente foi causado pela dispersão da poeira do cometa, gerando uma nuvem de gelo e gás que irradia ainda mais luz. Depois de atingir o pico de brilho, o cometa desapareceu gradualmente durante um período de mais de duas semanas.
Como o TESS obtém imagens compostas detalhadas a cada 30 minutos, a equipe pôde visualizar cada fase com detalhes precisos.
SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS
- Twitter: https://twitter.com/tilt_uol
- Instagram: https://www.instagram.com/tilt_uol/
- WhatsApp: https://uol.page.link/V1gDd
- Grupo no Facebook Deu Tilt: http://bit.ly/FacebookTilt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.