From Facebook? Entenda a 'mudança de nome' do WhatsApp
Sem tempo, irmão
- Muita gente anda estranhando o termo 'WhatsApp from Facebook' que aparece no app
- Isso ocorre devido a um reposicionamento de marca feito pela rede social
- Ela quer deixar claro que seus serviços estão ligados e que fazem parte de um ecossistema
Você notou uma mensagem diferente ao abrir seu WhatsApp? A frase "from Facebook" começou a aparecer na tela de abertura do app e vem causando dúvidas. A mudança começou em agosto na versão WhatsApp Beta na Play Store e na App Store, mas os usuários passaram a notar a diferença a partir da versão estável nos últimos dias.
O termo "from Facebook" que aparece nos aplicativos significa "do Facebook", na tradução do inglês. Ou seja, "WhatsApp from Facebook" significa "WhatsApp do Facebook".
O Facebook comprou o WhatsApp em 2014 por US$ 16 bilhões e, em 2012, anunciou a compra do Instagram por US$ 1 bilhão. Ambos passaram a exibir o termo "from Facebook", seguindo a nova política da empresa anunciada neste ano.
Nova marca Facebook
Em novembro, o Facebook anunciou uma nova marca para seus produtos. A ideia é distinguir a empresa de seu principal serviço de rede social, deixando claro quais produtos possui. A nova marca emprega cores diferentes, dependendo do produto que representa. A rede social que leva o nome da empresa manterá a conhecida marca azul.
Em comunicado, o diretor global de marketing do Facebook, Antonio Lucio, disse que "as pessoas devem saber quais empresas fabricam os produtos que usam. Começamos a ser mais claros sobre os produtos e serviços que fazem parte do Facebook anos atrás, adicionando o endosso de uma empresa a produtos como Oculus, Workplace e Portal. E em junho começamos a incluir "do Facebook" em todos os nossos aplicativos".
No Instagram, o crédito aparece na página de configuração do app. De acordo com o comunicado divulgado em novembro, a logo deve aparecer na abertura da rede social nas próximas semanas.
Alta nas buscas
A alteração na abertura do WhatApp causou confusão entre os usuários. As buscas no Google tiveram aumento repentino assim que o crédito passou a aparecer na entrada do aplicativo. As buscas para a tradução da palavra "from" e "from Facebook" tiveram um pico durante a primeira semana de dezembro, segundo o Google Trends.
A ideia da empresa em fazer as pessoas saberem as marcas que pertencem ao Facebook parece ter dado certo. Isso porque a pesquisa "Facebook comprou o Whatsapp" também teve um aumento repentino, tendo um pico de popularidade no mesmo período.
Confusão nas redes sociais
No Twitter, alguns usuários se mostraram confusos com a alteração na abertura do WhatsApp. Alguns deles até não sabiam que o Facebook comprou o WhatsApp há mais de cinco anos.
Veja mais reações dos usuários à mudança:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.