Astrônomos descobrem planetas com textura de "algodão-doce"
Astrônomos da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, acabam de concluir um estudo detalhado que mostra a existência de planetas "fofos".
De acordo com o site Science Alert, alguns exoplanetas descobertos a mais de 2,6 mil anos-luz de distância, têm a densidade espetacularmente baixa, menor do que 0,1 grama por centímetro cúbico. Isso faz com que a textura dos planetas seja comparada a algodão-doce.
"Este é um exemplo extremo do que há de tão legal nos exoplanetas em geral", disse o cientista Zachory Berta-Thompson, da Universidade do Colorado. "Eles nos dão a oportunidade de estudar mundos muito diferentes dos nossos, mas também colocam os planetas em nosso próprio Sistema Solar em um contexto maior."
Os três planetas foram encontrados orbitando a estrela chamada Kepler 51. Eles foram descobertos em 2012, mas só em 2014 a densidade passou a ser estudada. Agora, usando as observações feitas com o Telescópio Espacial Hubble, uma equipe de astrônomos revelou o que está acontecendo com a atmosfera dos planetas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.