Windows XP! Por que Vladimir Putin usa um sistema tão velho no computador?
Uma foto do presidente da Rússia, Vladimir Putin, divulgada no mês passado, no site do Kremlin, trouxe um detalhe inusitado: o líder do país ainda usa o Windows XP no computador do escritório. O sistema já foi aposentado pela Microsoft em abril de 2014, o que deixa o aparelho completamente vulnerável a ciberataques.
Mas tudo isso tem um motivo, segundo o The Guardian, que noticiou o detalhe na terça (17): os regulamentos do governo russo impediram Putin de obter a atualização para o Windows 10, versão mais recente do sistema operacional.
O XP, lançado em 2001, foi o último sistema operacional da Microsoft a ser autorizado para uso em computadores oficiais do governo russo, segundo o site da Open Media, citando documentos do Ministério da Defesa do país. O Windows 10 já está sendo usado pelo governo, mas só em computadores que não contêm segredos de estado —ou seja, o de Putin não seria um deles.
De acordo com o Guardian, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, não comentou quando foi questionado sobre o motivo de o presidente russo continuar usando um sistema tão antigo como o XP.
Os programas e serviços da Microsoft e do Google estão aos poucos deixando os aparelhos do Kremlin, já que a nova política é privilegiar software criado no país, como o sistema operacional Astra Linux ou navegadores de internet como o Yandex.
Decisões como essas são consideradas estratégias para retirar qualquer influência estrangeira do país. Em maio deste ano, Putin assinou uma lei para criar uma internet russa independente. Com isso, o país se isolaria de rede global e abriria caminho para uma rede interna, que pode ser mais facilmente controlada. Entretanto, o presidente garantiu que o governo não tem intenção de desconectar o país do resto do mundo.
Quais os riscos de ainda usar o XP?
Como a Microsoft não produz mais o sistema, também não há mais assistência técnica e nem atualizações automáticas que protejam o computador.
Sem o download do Microsoft Security Essentials —aplicativo de versões recentes do Windows que protege o PC de ciberameaças—, os computadores com o Windows XP não estão mais protegidos e, assim, correm risco de segurança e ficam vulneráveis a vírus.
Além disso, a Microsoft também informa que é possível que alguns aplicativos e dispositivos parem de rodar no Windows XP já que "os fabricantes de software e hardware continuam com a otimização para versões mais recentes do Windows".
O que fazer para ficar protegido?
A Microsoft dá duas opções:
- Atualizar o computador com a versão mais recente do Windows 10, caso o aparelho consiga executar o sistema;
- Trocar de computador para que ele execute a versão mais atual.
SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS
- Twitter: https://twitter.com/tilt_uol
- Instagram: https://www.instagram.com/tilt_uol/
- WhatsApp: https://uol.page.link/V1gDd
- Grupo no Facebook Deu Tilt: http://bit.ly/FacebookTilt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.