Aprendam, humanos! Robô conquista confiança quando diz o que está fazendo
Interagir ou trabalhar com um robô, que parece realizar diversas tarefas de maneira inteligente, soa assustador para muita gente. Para deixar essas pessoas mais à vontade, os cientistas fizeram os robôs explicarem tudo o que estavam fazendo. E parece que deu certo.
Um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) e do Instituto de Tecnologia da Califórnia descobriu que os humanos tendem a confiar mais nos robôs quando eles nos explicam seus passos e tarefas.
Na pesquisa, publicada na revista Science Advances, o grupo conta que programou um robô para que ele reportasse o que estava fazendo de formas diferentes e então mostraram a voluntários.
A equipe ensinou um robô a abrir uma tampa de rosca de um remédio e a explicar o que estava fazendo enquanto realizava a tarefa. Foram exibidas três maneiras diferentes de explicação.
O primeiro tipo de explicação foi chamado de simbólico e envolveu apenas mostrar um vídeo de cada uma das ações realizadas pelo robô.
O segundo tipo foi chamado de háptico e consistiu na exibição da função geral do que estava sendo executado pelo robô, passo a passo.
Os voluntários que assistiram ao robô em ação também receberam uma mensagem de texto simples que descrevia o que o robô estava fazendo.
Os pesquisadores então pediram a 150 voluntários que observassem o robô abrir um frasco de remédio.
O grupo relata que os voluntários deram as maiores classificações de confiança quando foram mostradas explicações hápticas e simbólicas. As classificações mais baixas vieram daqueles que viram apenas a mensagem de texto.
"Descobrimos que visualizações em tempo real e compreensivas das decisões do robô foram mais efetivas em promover a confiança humana que explicações baseadas em descrições resumidas em texto", afirmam os pesquisadores no artigo científico.
Segundo os pesquisadores, o próximo passo é ensinar os robôs a relatar por que estão realizando uma ação. Desse jeito não vai demorar para que se tornem mais confiáveis do que muitas pessoas de carne e osso.
SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS
- Twitter: https://twitter.com/tilt_uol
- Instagram: https://www.instagram.com/tilt_uol/
- WhatsApp: https://uol.page.link/V1gDd
- Grupo no Facebook Deu Tilt: http://bit.ly/FacebookTilt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.