Operação aérea viraliza ao jogar cenouras para salvar animais na Austrália
Autoridades da província de Nova Gales do Sul, na Austrália, usaram helicópteros para despejar, do céu, mais de duas toneladas de batatas doces e cenouras para alimentar marsupiais que tiveram seus habitats atingidos pelos incêndios que afetam o país. Matt Kean, ministro de energia e meio ambiente de Nova Gales do Sul, postou no Twitter sobre o caso, e as mensagens viralizaram.
A operação tem o objetivo de fornecer comida aos rock wallabies (Petrogale penicillata), pequenos animais marsupiais como os cangurus, que vivem na província mas estão ameaçados de extinção, e faz parte do esforço de recuperação da vida selvagem após os incêndios que atingiram a região.
"O fornecimento de alimentos suplementares é uma das principais estratégias que estamos adotando para promover a sobrevivência e a recuperação de espécies ameaçadas de extinção, como o rock wallaby (Petrogale penicillata)", afirmou o ministro Matt Kean em comunicado à imprensa.
"Avaliações iniciais de incêndio indicam que o habitat de várias populações importantes desse animal foi queimado nos recentes incêndios florestais. Os wallabies costumam sobreviver aos incêndios, mas acabam com seus alimentos naturais limitados à medida que o fogo destrói a vegetação ao redor de seu habitat rochoso", complementou.
A mensagem abaixo no Twitter teve mais de 25 mil curtidas até a publicação desta notícia. Nos comentários, muitos internautas elogiaram a iniciativa.
O pessoal da Operação Rock Wallaby. A equipe de Parques Nacionais e Serviço de Vida Selvagem jogou hoje milhares de quilos de comida (principalmente batata-doce e cenoura) para nossas colônias de wallaby-de-cauda-roxa em toda a Nova Gales do Sul #incendios
O governo de Nova Gales do Sul planeja fornecer suprimentos alimentares aos wallabies até que os recursos naturais e a água sejam normalizados nas áreas afetadas.
Mais de meio bilhão de animais foram impactados pelos incêndios apenas em Nova Gales do Sul. Milhões morreram, de acordo com ecologistas. O número inclui pássaros, répteis e mamíferos, mas exclui insetos e sapos, o que significa que o número pode ser muito maior.
A ONG WWF estima que 1,25 bilhão de animais morreu direta ou indiretamente por causa dos incêndios pela Austrália.
O governo australiano destinou US$ 34,58 milhões a um programa emergencial de recuperação da fauna silvestre e chamou a crise de incêndios florestais que atinge o país de "desastre ecológico". Incêndios florestais enormes destruíram mais de 11,2 milhões de hectares, quase metade da área do Reino Unido.
SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS
- Twitter: https://twitter.com/tilt_uol
- Instagram: https://www.instagram.com/tilt_uol/
- WhatsApp: https://uol.page.link/V1gDd
- Grupo no Facebook Deu Tilt: http://bit.ly/FacebookTilt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.