Que história é essa de consertar TV no forno? Sim, tem gente fazendo isso
Sem tempo, irmão
- Internautas têm ensinado no YouTube a pôr placa-mãe da televisão no forno aquecido
- Calor pode recriar solda das peças, que podem ter se soltado
- Mas prática não é recomendada: além de poder danificar placa, pode ferir alguém
Para qualquer dúvida que surja, a resposta (geralmente) está ao alcance de uma busca no Google. Mas, existem alguns vídeos que deixam qualquer um de cabelo em pé. O exemplo de hoje é que alguns internautas têm ensinado no YouTube a colocar a placa-mãe da sua televisão no forno para restaurá-la.
A técnica, não indicada por especialistas, ensina as pessoas a consertarem suas TVs com defeitos como congelamento de imagem, tela piscando etc. Em um dos vídeos, um garoto explica que vai fazer o procedimento porque o aparelho é antigo, e avisa: "Isso aqui é por conta e risco de vocês, beleza?".
Nos minutos seguintes, ele abre a carcaça da televisão, retira a placa-mãe, coloca em uma forma envolta de papel alumínio e põe no forno. O menino avisa: pré-aqueça a placa e deixe-a por dez minutos no forno a 180ºC. Espere a placa esfriar e monte a TV novamente. No final, o defeito de imagem congelada do aparelho desaparece, e o televisor volta ao normal.
Em outro vídeo, uma youtuber faz o mesmo procedimento, ainda mais detalhado. Ela chega a limpar a placa com pincel e um secador de cabelo. No caso dela, a TV estava piscando e não com a imagem congelada. No final, tudo também volta ao normal, mas cuidado...
Que bruxaria é essa?
Primeira coisa: não existe magia nestes vídeos. O que acontece, na verdade, é que alguma peça da placa-mãe —resistor, capacitor, bobina, chip etc.— deve estar com problema de contato. Isso porque todas os componentes internos são soldados com estanho, um material que "cola" as peças e garante a corrente elétrica entre elas, mas que com o passar do tempo podem se soltar.
Ao colocar a placa no forno em alta temperatura, esse estanho derrete e refaz o contato entre as peças. O problema é que isso pode ser temporário e, em poucos dias, os componentes podem se soltar novamente. Então, o ideal é levar em uma assistência técnica, que vai fazer o diagnóstico correto e consertar da forma adequada e segura.
O equipamento para realizar esse conserto é o ferro de solda, como explica o professor de Engenharia de Computação João Carlos Fernandes, do Instituto Mauá de Tecnologia. "É um bastão que é ligado na tomada para esquentar a ponta dele. Aí, esse ferro encosta no estanho, que derrete, e aí sim é possível fechar o circuito e refazer o contato", explica.
Práticas assim são perigosas, diz o professor de Engenharia Elétrica do Centro Universitário FEI Rudolf Buher. "O menino poderia queimar a placa, danificar o aparelho e ainda se machucar com isso", diz. "Isso não pode ser feito em casa. Precisa ser uma pessoa com conhecimentos técnicos porque não é assim que se faz", afirma.
Então, já sabe, né? Se a sua televisão começar a dar uns probleminhas, não corra para o YouTube, e sim para a assistência técnica da fabricante. Melhor gastar uma graninha do que correr o risco de ver sua TV derreter.
SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS
- Twitter: https://twitter.com/tilt_uol
- Instagram: https://www.instagram.com/tilt_uol/
- WhatsApp: https://uol.page.link/V1gDd
- Grupo no Facebook Deu Tilt: http://bit.ly/FacebookTilt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.