Asteroide é descoberto pela primeira vez mais perto do Sol do que de Vênus
Pela primeira vez, cientistas descobriram um asteroide orbitando mais próximo do Sol do que de Vênus. O corpo rochoso, chamado de 2020 AV2, completa uma volta ao redor do Sol em 151 dias, o menor período orbital de qualquer asteroide já identificado.
Tal corpo celeste é conhecido como "intervenusiano" —que não se desvia da órbita de Vênus— foi revelado em 2012, mas até agora nunca tinha sido encontrado. Quem descobriu o asteroide foi The Virtual Telescope Project, um observatório online cuja sede é na Itália e que foi criado por Gianluca Masi.
"Entre centenas de milhares de asteroides conhecidos, apenas 21 são suspeitos de terem uma órbita inteiramente dentro da [órbita da] Terra. O recém-descoberto 2020 AV2 é o primeiro a se mover inteiramente dentro da órbita de Vênus, sendo um objeto muito especial", disse Masi.
O 2020 AV2 foi avistado pela primeira vez em 4 janeiro pelo telescópio Samuel Oschin Schmidt. Sua órbita singular levou os especialistas a classificá-lo como "Vatira", combinação das palavras "Vênus" e "Atira", nome dado a um objeto que tem sua órbita totalmente contida dentro da órbita da Terra.
Os cientistas não conseguiram calcular sua medida exata, mas a estimativa é que tenha cerca de 1,9 km de largura.
"Assim que fiquei sabendo deste objeto, eu quis observá-lo e contribuir com a descoberta. Infelizmente, eu tive que enfrentar nuvens por vários dias, tornando impossível observar um objeto tão baixo [no horizonte] ao anoitecer", explicou o astrofísico responsável pela equipe.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.