Objetos desconhecidos são encontrados orbitando buraco negro da Via Láctea
Pesquisadores encontraram seis objetos orbitando o Sagittarius A*, buraco negro supermassivo no centro da Via Láctea.
Em um estudo publicado na revista Science, os astrônomos disseram que as descobertas são "diferentes de tudo na galáxia" e se diferenciam por não se comportarem como nuvens de gás — como a maioria dos objetos que orbitam, aos quais esses se assemelham.
Todos eles receberam uma nova classificação, chamados de "G" e diferenciados por números na sequência que formam, de G1 a G6.
Segundo Andre Ghez, física e astrônoma da Universidade da Califórnia, nos EUA, embora se pareçam com nuvens, esses objetos se comportam como estrelas, o que chamou a atenção no estudo.
"Fusões de estrelas podem estar acontecendo no Universo mais frequentemente do que pensávamos, e provavelmente são bastante comuns", disse Andre Ghez, que desenvolve a teoria de que esses objetos desconhecidos sejam fusões de estrelas binárias.
Histórico
Dentre os seis objetos, o G1 e G2 foram encontrados há cerca de duas décadas. Em 2014, quando estudados, esses chamaram a atenção pelo seu comportamento ao se aproximarem do buraco negro.
Ao contrário do que os pesquisadores esperavam, o G2, ao se aproximar do Sagittarius A*, continuou a orbitar o buraco negro. Foi a partir dessa informação que os estudiosos chegaram à conclusão de que não se tratava de uma nuvem de gás, já que ela não sobreviveria a essa proximidade.
A surpresa foi ainda maior quando percebeu-se que o G2, além de sobreviver, se alongou e seu gás foi dilacerado, produzindo ainda emissões luminosas.
O mesmo aconteceu, posteriormente, com o G1.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.