Meteorito que caiu no México tem evidência de grãos anteriores ao nosso Sol
Cientistas identificaram material interestelar que antecede o Sistema Solar dentro de um meteorito que caiu no México em 1969. Num estudo liderado pela Universidade de Washington em St. Louis, os pesquisadores identificaram evidências de grãos pré-solares dentro de uma parte do meteorito Allende onde não se espera que sejam encontrados.
"O que é surpreendente é o fato de grãos pré-solares estarem presentes", disse Olga Pravdivtseva, principal autora de um novo artigo na Nature Astronomy. "Seguindo nosso entendimento atual da formação do Sistema Solar, os grãos pré-solares não poderiam sobreviver no ambiente em que essas inclusões são formadas".
Encontrar esses vestígios é raro, mas não inédito. Há apenas algumas semanas, uma equipe de cientistas identificou o material dentro de outro meteorito — que também caiu na Terra em 1969, na Austrália.
Na ocasião, eles informaram se tratar do material mais antigo conhecido no planeta, entre 5 e 7 bilhões de anos. Para efeitos de comparação, o Sistema Solar tem cerca de 4,6 bilhões de anos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.