Planeta 'gigante bebê" é descoberto por cientistas perto do Sistema Solar
Um planeta gigante recém-nascido que está próximo ao planeta Terra foi descoberto por cientistas Instituto de Tecnologia de Rochester, nos Estados Unidos.
A estimativa, segundo os astrônomos, é que 2MASS 1155-7919 b esteja a 330 anos-luz de distância do Sistema Solar —o que é considerado perto pelos especialistas—, mais precisamente na Associação Epsilon Chamaeleontis.
O novo planeta foi descrito como escuro, frio e com cerca de 10 vezes a massa de Júpiter. A expectativa é que ele forneça aos pesquisadores novas formas de estudar a formação de corpos celestes gasosos.
Para Annie Dickson-Vandervelde, estudante de doutoramento em astrofísica e tecnologia da West Columbia e responsável pelo artigo, o planeta deve ser considerado um "bebê" por conta de suas características.
Annie ainda salientou que os outros planetas encontrados pela missão Kepler quase sempre são "planetas antigos". Segundo ela, este é apenas o quarto ou quinto exemplar de um planeta gigantesco localizado tão distante da órbita de sua estrela mãe.
Os cientistas ainda não conseguiram desvendar o mistério de como o planeta sobreviveu tão longe de sua estrela, que tem apenas 5 milhões de anos — o Sol, por exemplo, tem 4,5 bilhões de anos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.