Cientistas descobrem animal que não precisa de oxigênio para sobreviver
Uma equipe de cientistas do departamento de Microbiologia da Universidade Estadual do Oregon, nos Estados Unidos, revelou a existência do primeiro animal que não precisa de oxigênio para sobreviver.
O Henneguya salminicola, como foi batizado, é um parasita que vive alojado no salmão e "rouba nutrientes prontos", conforme explicou à CNN Stephen Atkinson em entrevista, pesquisador associado e um dos condutores da pesquisa.
O animal é um cnidário mixozoário, ou seja, pertence ao filo das águas-vivas e dos corais.
"Quando pensamos em 'animais', imaginamos criaturas multicelulares que precisam de oxigênio para sobreviver, ao contrário de muitos organismos unicelulares, incluindo protistas e bactérias", disse o pesquisador.
A região onde o Henneguya salminicola vive não possui muito oxigênio, por isso ele não precisa respirar. Mas, os pesquisadores não conseguiram identificar qual é o substituto do oxigênio para o animal.
"Em nosso trabalho, mostramos que há pelo menos um animal multicelular que não possui o kit de ferramentas genéticas para usar oxigênio". explica Atkinson.
O novo membro do reino animal tem a forma de cistos brancos e, apesar de ser um parasita, ele não parece prejudicar a vida do peixe e não pode infectar humanos, de acordo com os pesquisadores.
Segundo Atkinson, essa descoberta é capaz de redefinir o que significa ser um animal. Ele e sua equipe acreditam que este não seja o único animal capaz de sobreviver sem oxigênio, e esperam encontrar mais como ele no futuro.
SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS
- Twitter: https://twitter.com/tilt_uol
- Instagram: https://www.instagram.com/tilt_uol/
- WhatsApp: https://uol.page.link/V1gDd
- Grupo no Facebook Deu Tilt: http://bit.ly/FacebookTilt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.