Exoplaneta oito vezes maior que Terra pode ter condições para abrigar vida
Descoberto em 2015 pela sonda Kepler da Nasa, o exoplaneta (que orbita uma estrela que não seja o Sol) K2-18b, considerado uma espécie de "Superterra", pode ter as condições certas para ser habitável.
Uma equipe da Universidade de Cambridge usou a massa, o raio e os dados atmosféricos do K2-18b e determinou que é possível que o planeta hospede água líquida em condições habitáveis sob sua atmosfera rica em hidrogênio. Os resultados são relatados no The Astrophysical Journal Letters.
O exoplaneta está a 124 anos-luz de distância e tem 2,6 vezes o raio e 8,6 vezes a massa da Terra. No ano passado, uma pesquisa feita com dados coletados pelo telescópio espacial Hubble revelou vapor de água em sua atmosfera. Mas, a extensão da atmosfera e as condições do interior continuavam desconhecidas.
"O vapor de água foi detectado na atmosfera de vários exoplanetas, mas, mesmo que o planeta esteja na zona habitável, isso não significa necessariamente que haja condições habitáveis na superfície", disse em comunicado Nikku Madhusudhan, do Instituto de Astronomia de Cambridge, que liderou a nova pesquisa.
"Para estabelecer as perspectivas de habitabilidade, é importante obter uma compreensão unificada das condições interiores e atmosféricas do planeta — em particular, se a água líquida pode existir sob a atmosfera", acrescentou ele.
Madhusudhan e sua equipe mostraram que a camada de água pode ter as condições certas para sustentar a vida. Eles usaram as observações existentes da atmosfera, bem como a massa e o raio, para determinar a composição e a estrutura da atmosfera e do interior usando modelos numéricos detalhados e métodos estatísticos para explicar os dados.
Os pesquisadores confirmaram que a atmosfera é rica em hidrogênio com uma quantidade significativa de vapor de água. Eles também descobriram que os níveis de outros produtos químicos, como metano e amônia, estavam abaixo do esperado.
SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS
- Twitter: https://twitter.com/tilt_uol
- Instagram: https://www.instagram.com/tilt_uol/
- WhatsApp: https://uol.page.link/V1gDd
- Grupo no Facebook Deu Tilt: http://bit.ly/FacebookTilt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.