Quer melhorar o currículo? Aprender algo novo? Apps gratuitos ajudam nisso
Não está fácil para ninguém. A concorrência no mercado de trabalho aumenta, o dinheiro aperta, e muitos profissionais precisam se reinventar. O bom é que a tecnologia pode trabalhar a nosso favor.
Várias plataformas online oferecem gratuitamente aulas e cursos para quem deseja se aperfeiçoar na área de atuação, aprender idiomas e até para quem só quer ter um hobby diferente (como música).
Nesta linha, Tilt preparou uma lista com alguns dos aplicativos mais populares para você dar um impulso na sua vida:
Coursera
É uma das maiores plataformas de ensino do mundo. E, claro, tem um aplicativo para quem prefere estudar pelo celular. Com um design bem intuitivo, o app oferece cursos de várias universidades e empresas parceiras pelo mundo e os divide por categorias, como Artes e Humanas, Negócios, Ciências da Computação, Ciências de Dados, Matemática e Lógica, entre outros.
Na parte superior da tela, o usuário tem a opção de buscar o que deseja usando palavras-chave, como por exemplo inteligência artificial, finanças domésticas ou desenvolvimento pessoal.
Um recurso legal é que as aulas podem ser baixadas para serem estudadas mesmo quando há internet. É uma ótima opção para quem quer aprender e ter certificados— alguns oferecidos pelas maiores universidades do mundo— de cursos pagos ou gratuitos.
Um lado negativo do app é que a pesquisa não permite filtrar os resultados pelo idioma, o que pode ser ruim para quem não fala inglês ou espanhol.
Duolingo
O app foi desenvolvido para ensinar gratuitamente diversos idiomas. Inglês, espanhol, francês e italiano estão entre as línguas mais comuns para quem fala português, mas é possível aprender até húngaro ou romeno, a partir do inglês.
É divertido, pois ele funciona como um jogo e permite até definir metas de estudo. Você pode começar o seu estudo do zero ou descobrir em que nível do idioma você está. É só responder as perguntas que aparece na tela e o app sugere por onde começar.
Outro recurso que torna o estudo mais dinâmico é que as aulas ficam separadas em temas específicos, como Viagem, Cafeteria, Saudações, Estudos, entre outros. Existe também um sistema de repetição de palavras —o que pode ser ótimo para iniciantes, mas um pouco tedioso para quem já entende mais do idioma.
Conforme o usuário passa de aulas e níveis, ele ganha "Lingots", uma espécie de moeda do aplicativo que pode ser usada para comprar funcionalidades da loja do próprio programa.
Udemy
A plataforma, inteira em português, tem cursos dos mais variados e parece um pouco com o Coursera. Ela oferece aulas de finanças a saúde (ioga, nutrição, meditação, autodefesa). Gostei muito, pois tudo é bem organizado na exibição da tela. Além das grandes categorias, é possível filtrar por assuntos ainda mais específicos e descobrir mais opções de estudo.
Com uma gama tão grande de aulas, um dos principais pontos positivos do app é a avaliação de outros usuários. Assim, dá para saber quais cursos são mais populares do que os outros. A parte negativa do Udemy é que as aulas são pagas, apesar dos valores não serem tão proibitivos. Em média, um curso custa R$ 50.
Segundo a empresa, a plataforma tem mais de 130 mil cursos em vídeo.
Khan Academy
Khan Academy é uma ótima opção para quem está na escola ou pretende cursar vestibular (ou, claro, quem somente quer novos conhecimentos). É possível escolher entre diversas áreas dentro do mundo da Matemática (aritmética, álgebra, geometria, trigonometria, estatística) e até por ano do colégio. Também há aulas de História da Arte, Ciências, Ciências e Engenharia, Economia e Finanças e Computação.
A Khan Academy se define como uma organização sem fins lucrativos que visa oferecer cursos gratuitos para pessoas em qualquer lugar do mundo.
O app é bastante intuitivo e o visual é limpo, deixando a experiência ainda melhor. Além disso, todo o conteúdo é disponibilizado em português.
Yousician
O Yousician é para quem quer aprender algo novo no mundo da música. Com ele, é possível aprender guitarra, piano, voz, baixo e ukulele.
Na opção de voz, o usuário deve primeiro responder se já sabe cantar ou se quer começar as aulas do início. Para quem nunca fez aulas de canto, ele faz uma introdução e pede para a pessoa tentar algumas notas. Ele tem diversos tutoriais, mas todo o ensinamento é feito em inglês —um ponto negativo da plataforma pensando nos usuários brasileiros.
Além das aulas, que vão subindo de nível, o app possui exercícios para quem quer treinar desde o nível mais básico até os que já estão mais avançados.
SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS
- Twitter: https://twitter.com/tilt_uol
- Instagram: https://www.instagram.com/tilt_uol/
- WhatsApp: https://uol.page.link/V1gDd
- Grupo no Facebook Deu Tilt: http://bit.ly/FacebookTilt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.