Nasa encontra em Marte entrada de caverna que abrigaria vida
A Nasa compartilhou em seu site a imagem de um buraco incomum na superfície de Marte. O poço parece ser a entrada para uma caverna, que poderia ter abrigado vida no planeta. O caso foi descoberto em 2011 a partir de uma série mais ampla de imagens tiradas na encosta do vulcão Pavonis Mons.
Na análise das fotos foi revelado que a abertura possuía cerca de 35 metros de diâmetro, enquanto o ângulo interno da sombra indica que a caverna tenha aproximadamente 20 metros de profundidade.
A existência de uma cratera circular em torno do buraco continua sendo uma dúvida, assim como todo o conteúdo interno da caverna.
A agência americana acredita que caso é interessante, pois, as cavernas são relativamente protegidas da superfície rígida de Marte, o que as torna possíveis candidatas para abrigar vida no planeta vermelho. Também diz que esses poços podem ser alvo de exploração de espaçonaves, robôs e até humanos.
Desde que a imagem foi tirada, a Nasa começou a buscar na superfície marciana outras possíveis aberturas de cavernas. Os pesquisadores acreditam que a partir desses poços possam existir possíveis habitats subterrâneos contendo organismos vivos, já que não existem evidências de vida na superfície.
Recentes descobertas em Marte
Na semana passada a agência mostrou as primeiras descobertas da sonda InSight, que revelou que o planeta vermelho era sismicamente ativo, o que pode ajudar a revelar sua formação.
SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS
- Twitter: https://twitter.com/tilt_uol
- Instagram: https://www.instagram.com/tilt_uol/
- WhatsApp: https://uol.page.link/V1gDd
- Grupo no Facebook Deu Tilt: http://bit.ly/FacebookTilt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.