Foto panorâmica tirada por veículo da Nasa mostra paisagem de Marte
A foto divulgada pela Nasa mostra "Glen Torridon", uma região ao lado do Monte Sharp, onde a sonda Curiosity realiza missões de exploração, em Marte. E é a mais nítida produzida até agora. A imagem panorâmica é formada por mais de mil fotos e tem incríveis 1,8 bilhão de pixels (2,43 GB de tamanho).
As fotos foram capturadas entre 24 de novembro e 1º de dezembro de 2019, quando a equipe da missão estava de folga, no feriado de Ação de Graças. "Enquanto muitos em nossa equipe estavam em casa saboreando peru, o Curiosity produziu esse banquete para os olhos", disse Ashwin Vasavada, cientista e líder da missão do rover.
Como a sonda ficaria parada, com poucas tarefas, enquanto a equipe não voltava do descanso, o rover teve uma chance rara de explorar o ambiente a fundo, de um mesmo ponto e por vários dias.
A Mast Camera (nome dado às câmeras especiais do veículo) usou sua lente telefoto para produzir o panorama; enquanto isso, contava com sua lente de ângulo médio para produzir um panorama de baixa resolução e quase 650 milhões de pixels.
Depois os pesquisadores costuraram as imagens. Para facilitar a edição e garantir a qualidade do material, os operadores programaram uma lista complexa de tarefas para a sonda cumprir que incluía manter sempre o mastro do veículo como referência.
Eles também limitaram a captura das imagens entre 12h e 14h, no horário local de Marte. Assim, todas as fotos teriam a mesma iluminação. Essa é a primeira vez durante a missão que os cientistas focaram o trabalho na produção de uma foto em 360º. O site da Nasa traz a imagem em sua resolução completa, e o resultado é incrível.
"O que eu amo nesse panorama é que podemos ampliar o zoom e ver detalhes distantes", disse Vasavada. Essa é a imagem com maior resolução já registrada da superfície de Marte. A última imagem em panorama feito pela Curiosity foi em 2013 e tinha 1,3 bilhão de pixels.
Na imagem é possível ver uma cratera de impacto chamada de Slangpos. Ela tem 4,8 quilômetros de diâmetro e está a 32 quilômetros de distância da sonda. "Algo enorme deve ter acontecido aqui. Sempre que começo a pensar que Marte parece familiar, vistas como esta dramática cratera de impacto me lembram que estamos olhando para um planeta diferente", comenta Vasavada.
A sonda Curiosity aterrissou em Marte em agosto de 2012, numa missão de 2,5 bilhões de dólares. Desde 2014, explora a base do Monte Sharp a procura de evidências de que o planeta marciano é habitável.
SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS
- Twitter: https://twitter.com/tilt_uol
- Instagram: https://www.instagram.com/tilt_uol/
- WhatsApp: https://uol.page.link/V1gDd
- Grupo no Facebook Deu Tilt: http://bit.ly/FacebookTilt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.