Cansado de desinformação, jovem cria site que mapeia coronavírus pelo mundo
Sem tempo, irmão
- Jovem americano lançou um site que mapeia ocorrências de coronavírus pelo mundo
- Ncov2019.live cruza dados para informar casos por país, alertas de viagens e prevenção
- Site tem milhões de acessos e é atualizado a cada dez minutos
O jovem americano Avi Schiffmann, de 17 anos, quis ajudar no combate ao coronavírus com informação. Por isso lançou em dezembro um site em que mapeia os casos e alertas da doença pelo mundo. A ncov2019.live, que já contabiliza milhões de acessos, tem muitos dados atualizados sobre a doença covid-19.
No menu superior, o link "dados", ele mostra os nomes dos países e o número de casos confirmados e mortes, com atualizações rápidas. A seção "mapa" mostra os pontos pelo mundo que já registraram ocorrências. É possível clicar nesses locais e saber mais detalhes sobre a situação deles.
Outra seção interessante é a de viagens, em que descreve os países recomendados para não viajar no momento, e outros em que se deve ter precauções extras.
"Eu queria principalmente criar algo que mostrasse os dados com a maior precisão possível, porque houve muita desinformação", afirmou Schiffmann. Ele trabalha seis horas por dia na atualização do site.
O site criado por Schiffmann atualiza o número de pessoas afetadas pela doença a cada dez minutos, coletando e cruzando dados de fontes como centros de controle e prevenção de doenças, a Organização Mundial de Saúde e departamentos de saúde locais.
O jovem está no ensino médio e estuda programação. No mês passado, ele participou do Developer Week Hackaton, um evento dos maiores de tecnologia nos Estados Unidos. Para lançar a versão atual de sua página, ele passou um fim de semana inteiro em claro programando.
Apesar do esforço, Schiffmann admite a possibilidade de errar. No site, ele deixou um e-mail para contato caso alguma informação precise de correção. "Há um tempo atrás, tinha um bug enorme que duplicava o número de casos de coronavírus. Recebi centenas de mensagens, mas fiz um bom trabalho ao gerenciar meu servidor", disse ele.
No caso do coronavírus, é preciso ter grande cuidado com a veiculação de informações. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os sintomas do covid-19 são febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem ter dores, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta ou diarreia.
A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento especial, e uma em cada seis pessoas diagnosticada com covid-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldade em respirar.
Segundo o último boletim do Ministério da Saúde, o Brasil tem oito casos confirmados: seis em São Paulo, um no Rio de Janeiro e outro em Espírito Santo. As recomendações são de higiene pessoal (lavar bem as mãos, tossir dentro do cotovelo) e de procurar atendimento médico caso tenha os sintomas.
SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS
- Twitter: https://twitter.com/tilt_uol
- Instagram: https://www.instagram.com/tilt_uol/
- WhatsApp: https://uol.page.link/V1gDd
- Grupo no Facebook Deu Tilt: http://bit.ly/FacebookTilt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.