Dragon: como será a última missão da cápsula espacial de carga da SpaceX
Sem tempo, irmão
- A cápsula Dragon foi enviada para a Estação Espacial Internacional em sua última missão
- Lançada pela 1ª vez em 2012, a Dragon fez história ao ser a 1ª sonda comercial de carga na ISS
- A Dragon está levando suprimentos para o espaço e deve ficar cerca de um mês
- Em seguida, ela voltará para a Terra e será descontinuada
A SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, se prepara para se despedir da cápsula espacial de carga Dragon, a primeira a nível comercial a se chegar na ISS (Estação Espacial Internacional), em 2012. Lançada pelo foguete Falcon 9 na última sexta (6) e munida de suprimentos, ela segue em sua última missão pelos próximos dias.
A previsão é de que a cápsula chegue na ISS nesta segunda-feira (9). O seu objetivo é reabastecer a base espacial, onde três tripulantes trabalham e vivem atualmente. Calcula-se que ela esteja carregando uma carga com mais de 4.500 libras (cerca de 2 toneladas), dividida em suprimentos, equipamentos e experimentos científicos, que inclui um sistema para estudar órgãos.
A Dragon também está levando uma plataforma europeia que ficará conectada no exterior da estação espacial. Isso vai permitir que empresas e instituições de pesquisa possam anexar as próprias cargas ao lado de fora da ISS, informou o site The Verge.
Após chegar na ISS, a cápsula vai permanecer por cerca de um mês. Em seu retorno para a Terra, ela também será carregada com cargas (incluindo experimentos desenvolvidos no espaço) que os tripulantes irão mandar para cá— estima-se 4 mil libras de peso (1,8 toneladas).
"Dragon passou mais de 520 dias ligada ao laboratório em órbita, entregou mais de 95 mil libras de carga [43 toneladas] e retornou mais de 76 mil libras [34,4 toneladas] de volta à Terra", afirmou a SpaceX em seu perfil no Twitter.
Boas-vindas! Dragon 2 vem aí
A morte do primeiro modelo da cápsula espacial de carga dará passagem à Dragon 2, uma versão melhorada.
A nova cápsula foi desenvolvida para que consiga fazer até cinco viagens espaciais— a primeira Dragon foi construída para fazer isso por até três vezes.
"Colocamos todas as lições aprendidas basicamente na Dragon 2, tanto quanto pudemos", afirmou a empresa, segundo o The Verge. Ela também é um pouco maior e tem capacidade para transportar cerca de 20% a mais de volume. Um sistema de paraquedas novo também foi implementado.
A expectativa é que a SpaceX comece a trabalhar com a novidade a partir de outubro deste ano, segundo o site Engadget.
É bom lembrar que a SpaceX possui um contrato de prestação de serviços de reabastecimento comercial da Nasa desde 2008, quando fechou um acordo no valor de US$ 1,6 bilhão. Em 2016, a empresa conseguiu um segundo contrato e poderá enviar missões de carga para a ISS até 2024, de acordo com os sites de notícias estrangeiros.
Você pode conferir um pouco da história e missões da Dragon no vídeo abaixo:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.