Células-tronco vão ao espaço para virar tecidos e facilitar transplantes
A missão Space X CRS-20 chega à Estação Espacial Internacional nesta segunda-feira (9) levando 250 tubos de ensaio com células-tronco humanas. Elas foram condicionadas para se desenvolver como ossos, cartilagens e outros órgãos durante o mês que ficarão no espaço.
O experimento em tecidos humanos com ausência de gravidade pode trazer grandes avanços para os transplantes. O professor Oliver Ullrich e a doutora Cora Thiel, ambos do laboratório especial da Universidade de Zurique e coautores da pesquisa, esperam usar a "leveza como uma ferramenta".
A ideia é que a baixa gravidade a bordo da Estação Espacial Internacional permita que as células recém-formadas se organizem em tecidos tridimensionais, sem uma matriz adicional ou outras estruturas auxiliares.
O experimento será realizado em um laboratório móvel da empresa americana Space Tango. O módulo consiste em um sistema fechado e estéril, no qual as células tronco podem proliferar e se diferenciar à temperatura constante.
"Forças físicas como a gravidade parecem críticas na diferenciação celular e organização da formação e regeneração de tecidos. Como as células exibem crescimento irrestrito espacialmente e podem se agrupar em agregados 3D complexos em microgravidade, a órbita baixa da Terra pode possibilitar a fabricação de estruturas de tecidos humanos", diz a empresa.
Caso o experimento seja bem sucedido, no futuro poderemos gerar tecidos, como cartilagens ou células-hepáticas, a partir de células-tronco colhidas de pacientes. Além disso, o estudo pode reduzir o número de experimentos com animais.
"O tecido humano autólogo produzido artificialmente pode ser usado para determinar qual combinação de medicamentos é a mais adequada para o paciente em questão", disse à publicação o professor Oliver Ullrich.
SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS
- Twitter: https://twitter.com/tilt_uol
- Instagram: https://www.instagram.com/tilt_uol/
- WhatsApp: https://uol.page.link/V1gDd
- Grupo no Facebook Deu Tilt: http://bit.ly/FacebookTilt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.