Lady Gaga dá nome a inseto 'maluco' descoberto por estudante
A descoberta de uma nova espécie de inseto virou homenagem a Lady Gaga, que agora batiza o animalzinho. Um estudante da graduação da Universidade de Illinois foi o responsável pelo feito e deu à espécie o nome de Kaikaia gaga.
Brendan Morris já é um fã deste tipo de inseto, da família dos membracídeos. Algumas espécies - vulgarmente chamadas de soldadinhos ou viuvinhas e relacionadas às cigarras - têm particularidades muito curiosas, como possuir estruturas semelhantes a chifres, cores vibrantes, 'cantar' usando plantas, entre outros.
"Me espanta que um grupo com mais de 40 milhões de anos de existência tenha formas tão diversas", disse Morris. Um, em particular, gerou o nome referente à estrela pop.
"Se há um inseto com a cara da Lady Gaga é um membracídeo, por ele ter esses chifres doidos e ser de um tipo que tem os visuais mais loucos", definiu ele. "Eles são algo como você nunca viu antes".
A descoberta de Morris foi feita junto ao entomologista Christopher Dietrich, publicada no Zootaxa e reproduzida pelo site da universidade de Illionois.
O inseto observado por eles é uma fêmea. Para diferenciá-los de outras espécies, se observa primeiro a cabeça, o formato do corpo, pernas, pelos e genitália.
As particularidades de Kaikaia gaga vieram do seu tórax, que tem uma espécie de chifre, e o tipo de pelos nas pernas. A cabeça também tinha um formato "totalmente diferente do que já se viu e a genitália remetia a espécies de outros grupos".
A espécie é natural da Nicarágua.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.