Startup cria app para você fazer doações para ONGs sem gastar dinheiro
Fazer as pessoas doarem dinheiro para ONGs sem que elas gastem um centavo. Parece contraditório, mas esse é o objetivo da Ribon, startup de filantropia que surgiu em 2017. Usando um aplicativo, os usuários podem garantir medicamentos, água e saúde básica para quem precisa.
O funcionamento do app é simples. Quem se cadastra no aplicativo ganha 100 ribons, moeda virtual da plataforma, todos os dias, além de ter acesso a notícias inspiradoras. O usuário pode doar os seus ribons para a causa que achar mais pertinente dentro da plataforma. Essa moeda virtual é convertida em dinheiro e ajuda pessoas em situação de extrema miséria.
Mas como é possível transformar as moedas virtuais em dinheiro? A Ribon tem patrocinadores, que investem na plataforma e ganham exposição de mídia em troca. Do total investido, 70% vão para as doações e 30% ficam com a startup. Logo, a pessoa atua como um intermediário do investimento dos patrocinadores na plataforma.
Segundo Moriah Rickli, produtor de conteúdo da Ribon, os 30% que ficam são usados para fazer a operação rodar. "Trabalhar no mercado de filantropia de forma lucrativa é um tabu. As pessoas acham errado você lucrar", diz.
A empresa não revela qual é o valor equivalente de 100 ribons em reais, mas, segundo Rickli, uma doação pode garantir quatro dias de medicamentos para uma pessoa em extrema necessidade.
A Ribon tem parcerias com ONGs que não são brasileiras — pelo menos por enquanto. "Não importa se a pessoa é de outra cultura ou se é de outro país. Queremos ajudar ONGs que atuam em países de extrema pobreza. Tem a ver com o nosso negócio", diz. Atualmente, a Ribon tem quatro ONGs parceiras: Evidence Action (água potável), SCI (medicamentos), PHC (fortificação alimentar) e Living Goods (saúde básica).
Depois de alcançar faturamento de R$ 400 mil em 2019, a empresa quer quadruplicar os usuários ativos na plataforma — dos 50 mil atuais para 200 mil. Além de mais downloads, a Ribon também quer ampliar o seu modelo de negócio e fazer parcerias que vão além de mostrar os patrocinadores no aplicativo.
"As marcas renovaram o patrocínio para 2020. Nossa base aumentou e entregamos mais valores para eles", diz. Recentemente, a startup recebeu investimento de R$ 1.125.000. A ideia é que no meio do ano seja aberta mais uma rodada de investimento.
Os planos da startup para as próximas etapas do negócio também incluem a internacionalização do app. "Existe uma grande demanda de pessoas fora do país. Por exemplo, no mercado dos EUA e Inglaterra, mais maduros quando o assunto é filantropia. Queremos tornar a Ribon em uma opção inteligente para doadores. Queremos ser peça-chave para acabar com a extrema pobreza, não apenas aquela filantropia bonita", diz Rickli.
SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS
- Twitter: https://twitter.com/tilt_uol
- Instagram: https://www.instagram.com/tilt_uol/
- WhatsApp: https://uol.page.link/V1gDd
- Grupo no Facebook Deu Tilt: http://bit.ly/FacebookTilt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.