SpaceX aborta partida de foguete no instante final da contagem regressiva
A SpaceX abortou o lançamento do foguete Falcon 9, ontem, quando ele estava prestes a ter seus motores iniciados. O projeto tinha intenção de levar 60 satélites Starlink para o espaço e seria o sexto lançamento do ano feito pela empresa liderada por Elon Musk.
Na transmissão do lançamento, foi possível ouvir a contagem regressiva até o fim, mas a partida foi abortada: "Cinco, quatro, três, dois, um, zero, ignição... Partida!", anunciou-se, antes de um rápido acréscimo: "Desconsiderar".
O foguete parecia não ter problemas durante a preparação para o lançamento, em Cape Canaveral, na Flórida.
A SpaceX anunciou em suas redes sociais que um problema nos dados recebidos dos motores nos últimos segundos antes da decolagem gerou o cancelamento automático. Um novo lançamento será marcado.
O foguete Falcon 9 tem sistemas que são desenhados para prever problemas no lançamento e que fazem com que a decolagem seja abortada automaticamente em caso de perigo.
Os satélites Starlink são uma "constelação" deste tipo de equipamento feito pela SpaceX para prover conexão de internet, combinados com transceptores terrestres.
Veja o momento em que o lançamento é abortado, aos 15 minutos do vídeo:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.