Já lavou as suas mãos hoje? Google homenageia médico defensor da prática
Nesta sexta-feira (20), o Google decidiu homenagear o médico húngaro Ignaz Semmelweis, primeiro defensor da importância de lavar as mãos, com seu doodle.
Semmelweis chegou a ser internado em um manicômio, no fim de sua vida, por conta da descrença que recebia de seus pares— mesmo tendo sido o responsável por diminuir inúmeras mortes de mães e crianças em maternidades pela chamada "febre puerperal".
Nascido em 1818, ele fez a descoberta de que a ausência de higiene dos médicos causava a doença em 1847 ao analisar um grupo de médicos homens e um grupo de parteiras, que atuavam no nascimento de crianças no mesmo hospital.
Acidentalmente, o húngaro percebeu que a infecção que causava a morte das mulheres após o parto era a mesma que ele viu acontecer com médicos que faziam o exame de cadáveres. Com isso, percebeu que a falta de limpeza das mãos era o que causava a infecção - já que muitos dos médicos faziam o exame dos cadáveres e já iam para as salas de parto.
Entre as parteiras, a taxa de morte era muito menor, pois elas não tinham essa outra função.
Então, Semmelweis fez um teste prático e colocou uma bacia com uma solução de cloro para que os médicos desinfetassem as mãos antes de realizarem o parto, provocando uma redução de 90% das mortes no hospital. No entanto, por conta da descrença dos colegas, ele precisou voltar para sua terra natal e foi internado após ser enganado por alguns amigos, que disseram que o levariam para uma visita ao manicômio para verificar as condições de saúde do local.
Semmelweis faleceu aos 47 anos, em 1865, sem ver a importância de sua medida na prática. Hoje, no entanto, a medida tão defendida pelo médico húngaro é uma das mais fundamentais para evitar a transmissão do novo coronavírus (Sars-CoV-2), que já infectou mais de 245 mil pessoas no mundo, matando 10.031.
SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS
- Twitter: https://twitter.com/tilt_uol
- Instagram: https://www.instagram.com/tilt_uol/
- WhatsApp: https://uol.page.link/V1gDd
- Grupo no Facebook Deu Tilt: http://bit.ly/FacebookTilt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.