Tenso! Sonda da Nasa atolada em Marte precisou se dar um tapa para seguir
Um fato engraçado aconteceu em Marte, mas não tem nada a ver com alienígenas ou ficção científica. Depois de ficar presa ao solo, a sonda da missão InSight, da Nasa, teve de dar um tapa em si mesma para se soltar.
A InSight, lançada em maio de 2018, cava buracos na superfície marciana para analisar as mudanças de temperatura do planeta e entender se o núcleo de Marte se parece com o da Terra. Para isso, usa dois instrumentos: um sismógrafo (que mede os terremotos e atividades sísmicas do planeta) e uma sonda de penetração, apelidada de "toupeira", que mede a temperatura do solo e tenta desvendar seu histórico térmico.
A Nasa queria que a sonda abrisse caminhos, mas, por um erro de previsão, a britadeira espacial ficou emperrada no solo por um ano. O chão de Marte é mais denso do que os cientistas estimaram.
Para resolver isso, a equipe da Nasa fez com que a sonda se batesse com sua própria pá. Apesar de cômico, o momento foi tenso. Os engenheiros passaram meses treinando a manobra.
Dar um comando à "toupeira" de se bater foi uma medida arriscada e de último recurso, já que poderia danificar os fios de energia e comunicação do equipamento.
Mas, deu tudo certo e a Nasa registrou o momento no Twitter:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.