Popularidade de Bolsonaro despenca nas redes sociais após pronunciamento
A popularidade de Jair Bolsonaro nas redes sociais despencou após o pronunciamento polêmico sobre a pandemia de coronavírus, na noite de terça-feira (24). A grande maioria dos internautas, 81%, reprovou o presidente, que falou em reabrir escolas e afrouxar a quarentena nas cidades afetadas. A hashtag mais usada foi #foraBolsonaro.
Apenas 14,2% das postagens foram de apoio a Bolsonaro, enquanto 4,7% eram compartilhamentos de notícias sem juízo de valor.
O monitoramento, realizado pela plataforma Torabit, analisou 400 mil menções em torno do nome do presidente, entre as 20h30 de terça, horário do pronunciamento, e as 12h de quarta (25). Foram consideradas as menções públicas das redes Twitter, Facebook, Instagram e YouTube.
Entre as hashtags mais usadas, estavam #forabolsonaro, #bolsonarogenocida, #bolsonarotemrazao e #impeachmentdebolsonaro. Na nuvem abaixo, quanto maior o termo, mais vezes foi utilizado.
Apenas no Twitter, a hashtag #BolsonaroGenocida esteve 106 vezes nos trending topics do Brasil durante o período analisado; #ForaBolsonaro entrou 95 vezes.
Senado
Também entre as 20h30 de ontem e o meio dia de hoje, senadores publicaram 85 posts sobre o presidente. A maioria absoluta, 91,8%, são menções desfavoráveis a Bolsonaro; 5,8% são positivas; 2,4% neutras.
As únicas cinco postagens favoráveis vieram de Flávio Bolsonaro (sem partido), filho do presidente. Major Olímpio, do PSL, ex-partido da família Bolsonaro, fez três postagens condenando o pronunciamento.
Câmara dos Deputados
Durante o mesmo período, 132 deputados federais se manifestaram nas redes sobre o pronunciamento. Entre eles, também a grande maioria, 80,2%, foram menções negativas em relação a Bolsonaro; as neutras foram 14,6%; e 5,2% positivas.
As poucas menções positivas vieram de membros do PSL e do PSD, além de um deputado sem partido, Marco Feliciano, que publicou três posts a favor de Bolsonaro.
SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS
- Twitter: https://twitter.com/tilt_uol
- Instagram: https://www.instagram.com/tilt_uol/
- WhatsApp: https://uol.page.link/V1gDd
- Grupo no Facebook Deu Tilt: http://bit.ly/FacebookTilt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.