Ministério da Justiça notifica Zoom por compartilhar dados com o Facebook
O Ministério da Justiça e Segurança Pública notificou, hoje, o aplicativo Zoom para esclarecer dúvidas sobre compartilhamento de dados de usuários com o Facebook. A política de privacidade da empresa foi questionada, principalmente a respeito da existência ou não de consentimento dos usuários em relação ao compartilhamento de dados.
A notificação foi enviada pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).
Segundo a pasta, a investigação busca entender se o Zoom notifica o Facebook quando o usuário abre o aplicativo; assim, a rede social poderia direcionar anúncios para os usuários.
Ontem, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou ter bloqueado o uso da ferramenta de videoconferência em computadores da autarquia por supostas falhas de segurança na plataforma. O órgão identificou, por meio de sites especializados no assunto, vulnerabilidades na plataforma da Zoom que "permitem o acesso não autorizado à câmera e microfone do usuário, viabilizando o roubo de credenciais e de informações trocadas."
Uma série de questionamentos foi enviada pelo Ministério à empresa. Se o Zoom não responder em até 10 dias, ou se houver mais indícios de violação de direitos dos consumidores, o órgão pode abrir um processo administrativo — que pode terminar em multa.
A plataforma viu um salto para mais de 200 milhões de usuários diários em março, ante um recorde anterior de 10 milhões em dezembro, em meio a adoção de trabalho remoto e aulas online durante a pandemia de coronavírus.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.