Golpe da cerveja grátis no Whatsapp faz 100 mil vítimas em quatro horas
Um novo golpe que circula pelo WhatsApp promete quatro barris de cerveja grátis e está se espalhando rapidamente. De acordo com o dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital, os criminosos usam o nome da Heineken e já fizeram 159 mil vítimas.
A mensagem está se espalhando de forma rápida: em apenas quatro horas, mais de 100 mil pessoas foram enganadas.
Como funciona
Primeiro, a pessoa recebe uma mensagem com um link. Ao clicar, o o usuário é incentivado a responder perguntas que servem apenas como fator de distração. "O criminoso faz perguntas como 'Você é maior de 18 anos?', 'Você prefere a cerveja pilsen ou lager?', o que torna o ato mais convincente. No entanto, independente das respostas, no fim do questionário, a página diz que a vítima está qualificada para ganhar 4 barris de cerveja", esclarece o diretor do dfndr lab, Emilio Simoni.
Então o criminoso o induz a pessoa a compartilhar a falsa promoção com 10 contatos ou grupos no WhatsApp — e acaba por conceder permissão para receber futuras notificações com outros golpes.
Fique em casa, mas fique atento
Simoni alerta para o fato de os criminosos estarem se aproveitando dos temas em alta na sociedade para desenvolverem novos golpes: 'Neste golpe, por exemplo, o movimento #FiqueEmCasa, que ganhou proporção nos últimos meses nas redes sociais, foi usado como isca para enganar a população.
Os links maliciosos mais uma vez utilizam o nome de uma grande marca e com isso conquistam a atenção e confiança das pessoas", detalha. No fim, o real intuito é roubar dados pessoais e financeiros das vítimas ou levá-las para páginas falsas, a fim de visualizarem publicidades excessivas.
Para se proteger, a dica é redobrar a atenção ao tocar em links compartilhados no WhatsApp ou nas redes sociais. "Sempre verifique as informações compartilhadas nos sites oficiais das empresas, e desconfie de promoções, brindes e descontos", orienta Simoni.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.