Topo

Hubble flagra cometa em pedaços circulando pelo sistema solar; veja imagens

Cometa C/2019 Y4 (Atlas) viajando despedaçado rumo ao interior do sistema solar - Reprodução/YouTube/HubbleESA
Cometa C/2019 Y4 (Atlas) viajando despedaçado rumo ao interior do sistema solar Imagem: Reprodução/YouTube/HubbleESA

De Tilt, em São Paulo

29/04/2020 12h28

Um cometa circulava pelo sistema solar em pedaços e foi capturado pelo telescópio espacial Hubble. Ele foi descoberto em dezembro do ano passado e recebeu o nome de C/2019 Y4 (Atlas). Agora ele está totalmente destruído.

Os registros feitos na semana passada mostram 25 a 30 fragmentos do cometa viajando juntos em direção ao interior do sistema solar. As imagens foram feitas nos dias 20 e 23 de abril.

"A aparência deles mudou substancialmente entre os dias, tanto que é bastante difícil conectar os pontos", disse o astrônomo David Jewitt, da Universidade da Califórnia, em Los Angeles à revista científica Science Alert.

"Não sei se isso ocorre porque as peças individuais estão piscando quando refletem a luz do sol, agindo como pisca-piscas em uma árvore de Natal ou porque fragmentos diferentes aparecem em dias diferentes", explicou.

Esperava-se que o cometa fosse visível a olho nu da Terra, mas a fragmentação frustrou essa possibilidade.

O Hubble conseguiu capturar partes individuais do cometa. A estimativa era que o C/2019 Y4 (Atlas) tinha até 200 metros de largura.

Os pedaços do cometa poderiam fornecer pistas sobre a fragmentação desses corpos celestes, processo ainda não totalmente observador.

Os cientistas acreditam que exista gelo dentro de alguns cometas e que quando eles se aproximam do Sol, o calor evapora essa água, causando uma enorme pressão de vapor que influencia diretamente no núcleo da rocha espacial.

Veja as imagens capturadas pelo telescópio espacial Hubble: