Cientistas encontram buraco negro mais próximo da Terra já registrado
O buraco negro mais próximo da Terra já registrado foi encontrado por cientistas europeus que trabalham em uma instalação no sul do Chile.
Segundo os pesquisadores, o buraco está há menos de mil anos-luz de nós, e as estrelas que que giram ao seu redor podem ser vistas da Terra a olho nu.
"Ficamos surpresos quando percebemos que este é o primeiro sistema estelar com um buraco negro que pode ser visto a olho nu", disse Petr Hadrava, cientista emérito da Academia de Ciências da República Tcheca em Praga e coautor da pesquisa à revista Independet.
Os astrônomos acreditam que o objeto possa ser apenas a "ponta do iceberg" e que muitos outros buracos negros podem estar igualmente próximos.
"Deve haver centenas de milhões de buracos negros por aí, mas sabemos muito pouco", disse o cientista Thomas Rivinius, que liderou o estudo. "Saber o que procurar deve nos colocar em uma posição melhor para encontrá-los."
A busca pode ser mais difícil em alguns casos em que o buraco negro não interaja violentamente com o ambiente. Ou seja, não absorva os corpos celestes a sua volta.
Sem consumir o ambiente ao redor, o buraco fica totalmente preto e se camufla na imensidão do espaço. Sendo assim, ele não pode ser visto pelos telescópios.
Os cientistas explicaram que encontrar esse último foi possível graças a uma longa observação das estrelas próximas a ele.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.