Não quer engravidar agora? Estes apps dominarão seu ciclo menstrual
O ciclo menstrual marca a vida de todas as mulheres férteis. Saber quando ficará menstruada e suas mudanças hormonais, físicas e mentais são essenciais na saúde feminina, e claro, para engravidar ou evitar a gravidez.
Apesar de presente na vida de tanta gente, as nuances do ciclo menstrual não são conhecidas como deveriam por parte do público feminino. Mas nunca é tarde para começar a anotar e monitorar as mudanças e se conhecer mais.
Por isso, Tilt separou cinco aplicativos que te ajudam nessa jornada —além de lembrá-la o horário de tomar a pílula anticoncepcional. Confira:
Clue
O Clue é um dos aplicativos para controle do ciclo menstrual mais famosos em todo o mundo. Ele é bastante simples de usar; na configuração, faz algumas perguntas na primeira vez que você o usa: quando foi sua última menstruação, quanto tempo dura o ciclo, se toma pílula e qual o ciclo. Senti falta da opção de dias de certas pílulas, como as de 24 dias + quatro de pausa.
Um de seus diferenciais é apresentar, além do calendário, um ciclo que mostra exatamente em que momento do mês você está. É possível monitorar praticamente todos os aspectos relacionados à menstruação: desde o fluxo, como está dormindo e se sente dores até opções detalhadas como pele, peso, temperatura, motivação, exercícios, festas, entre outros.
Após o monitoramento de três ciclos, o app faz análises gerais sobre o que foi monitorado. Ele também permite colocar lembretes para tomar pílulas, saber quando a menstruação começará ou se está atrasada, dia da ovulação, entre outros.
Flo
Esse é um dos aplicativos mais completos para o ciclo menstrual e isso fica claro já na primeira tela, quando pergunta qual o objetivo de usá-lo: controlar meu ciclo ("não quero engravidar agora"), quero engravidar ("os dias favoráveis são importantes para mim") e estou grávida ("quero acompanhar minha condição").
Ele faz as mesmas perguntas que o Clue para entender o ciclo e, em seguida, mostra qual o momento do ciclo - se irá ovular ou menstruar e quais as chances de engravidar. Ele permite monitorar sexo, humor, sintomas, secreção vaginal e outros, como estresse —e deixa a pessoa criar notas. Tem também outros monitoramentos, apesar de não ser tão completo quanto o Clue.
O Flo traz ainda artigos de saúde e o "Papo Privado", onde as usuárias conversam sobre assuntos como relacionamentos, saúde sexual, saúde geral, cuidado com bebês, entre outros.
Hora da Pílula
O aplicativo criado pela Bayer é específico para quem precisa se lembrar de tomar a pílula no mesmo horário. Ele não monitora todo o ciclo menstrual, mas tem um layout muito fofo e mostra exatamente como é a cartela da pílula, o que facilita bastante para enxergar se o medicamento foi tomado no dia e hora certos.
Ele também possui opção de adicionar se houve sangramento, sintomas e relações sexuais, além de ter um espaço com informações úteis sobre a menstruação —como o que fazer ao esquecer uma pílula.
Maia
Assim como o Hora da Pílula, o Maia conquista pelo seu layout (que ainda pode ser trocado por outras versões). Em sua página inicial, mostra somente o dia do ciclo que a pessoa está, mas ao clicar, é possível ver o calendário completo. Suas funções são bastante parecidas com os aplicativos anteriores, com funções de notas e monitoramento de sintomas.
Em suas configurações, é possível pedir o bloqueio do aplicativo por senha ou biometria a cada vez que o Maia é aberto. ele também traz uma dica por dia de acordo com o período do ciclo, como fertilização ou menstruação.
Na versão premium, o app possui temas para mudar o layout, gráficos de peso e temperatura, armazenamento adicional para sincronizar várias contas e retira as publicidades. Mas, a versão gratuita já atende perfeitamente.
- Gratuito (com versão paga)
- Disponível para Android
Glow
Sua funcionalidade é bastante parecida com os outros aplicativos, mostrando quais serão os próximos dias de menstruação e períodos férteis, além de monitorar sintomas, sono, sexo, entre outros. Seu diferencial é funcionar como uma rede social, onde a usuária pode postar vídeos (parecidos com stories), além de seguir, comentar e curtir os conteúdos de outras pessoas.
O aplicativo pode ser um pouco confuso, pois parte dos textos já estão traduzidos para o português e outra parte está em inglês, dificultando o uso (mas nada que o impeça). Os artigos, por exemplo, são todos em inglês.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.