Encara? Designer cria escudo facial baratinho e reusável para restaurantes
Designers italianos criaram um escudo facial inflável, reutilizável e barato, inicialmente proposto para ser usado em bares e restaurantes. A "Soffio" é uma barreira facial 180º, que, em tese, oferece alta proteção contra gotículas que possam conter o novo coronavírus e outros agentes infecciosos.
Estima-se que cada máscara custará menos de um euro (cerca de R$ 6,20) e será feita de material reciclável.
Além de barata, ela chama a atenção por seu design. Forma uma moldura inflável, com visor transparente em PVC flexível, que dá a volta em todo o rosto e fica presa com um elástico na cabeça. É só abrir o pacotinho onde está dobrada, inflá-la pela válvula e botar na cara.
Apesar de ser um protótipo, o escudo facial já está em fase de produção e começará a ser vendido em breve.
O projeto é uma colaboração entre Alessio Casciano Design, Angeletti Ruzza Design Studio e MARGstudio. Em entrevista ao site Business Insider, Ruzza sugeriu que restaurantes e bares poderiam oferecê-las gratuitamente a seus clientes —que aí a levariam para casa, higienizariam e reutilizariam.
Não está claro se a máscara é confortável o suficiente para comer e beber, nem está comprovada sua eficiência por órgãos sanitários. Mas Grasselli explica que, além de ser pensada para ter alta eficiência, ela pretende ser uma solução simples.
"Eu vi propostas de labirintos de acrílico nos restaurantes, separando os clientes como prisioneiros. Essas soluções acabam com o convívio que uma pessoa procura quando quer passar um tempo de qualidade com os amigos", disse.
No "novo normal", as proteções faciais devem ganhar status de acessório de moda, como são os óculos de sol. Pensando nisso, os designers desenvolveram a Soffio (palavra que significa "soprar" em italiano) em diversas opções de cores e dois tamanhos, para adultos e crianças.
Imagine ir com uma dessas à praia, a um show de rock ou até a um jantar romântico?
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.