Asteroide do tamanho de campo de futebol passará perto da Terra no sábado
Sem tempo, irmão
- Nasa classificou asteroide como potencialmente perigoso
- Rocha espacial passará a cerca de 5 milhões de quilômetros da Terra
- Com 568 metros de diâmetro, 163348 (2002 NN4) é maior que 90% dos asteroides
- Segundo projeções, só em junho de 2070 o asteroide passará tão perto novamente
Classificado como potencialmente perigoso pela Agência Espacial Americana (Nasa), o asteroide 163348 (2002 NN4) passará muito próximo à Terra neste sábado (6), por volta da 0h20 (horário de Brasília). De acordo com os observadores, a rocha espacial se aproximará do nosso planeta em uma velocidade de 11 quilômetros por segundo.
Em um comunicado emitido pelo Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (Cneos, na sigla em inglês), o corpo celeste chegará a uma proximidade de 0,034 unidades astronômicas —traduzindo: a 5 milhões de quilômetros da Terra.
Para efeitos de comparação, o asteroide estará 13 vezes mais distante do nosso planeta que a Lua, mas quase 30 vezes mais próximo que o Sol. O site da Nasa traz uma simulação de sua trajetória.
Ainda assim, o objeto espacial preocupa a agência espacial pelo seu tamanho gigantesco. De acordo com as projeções, ele tem até 568 metros de diâmetro, sendo maior que 90% dos asteroides monitorados e é maior que um campo de futebol americano. Mas nesta sexta-feira (5), a Nasa reafirmou que o asteroide, apesar de ser classificado como potencialmente perigoso, "não corre risco de colidir com a Terra".
Segundo os cálculos feitos pela Nasa, esta é apenas uma das 30 vezes que o asteroide deve se aproximar da Terra nas próximas décadas. Mas, ele só chegará tão perto novamente em junho de 2070 e de 2130.
Ele não estará sozinho
Pelo menos outros quatro asteroides passarão próximos à Terra no sábado. São eles o 2020 KO1, o 2020 KQ1, o 2020 LA e o 2014 KG39. No entanto, eles não foram classificados como potencialmente perigosos pela Nasa devido à distância de suas órbitas, seus tamanhos diminutos e suas composições químicas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.