Olha como a ciência pode te ajudar em um papo com os terraplanistas
Já parou para pensar no poder que um discurso tem? Para o bem ou para o mal, um discurso pode mudar a vida de alguém. E existem ferramentas das ciências humanas que incluem o chamado quadrado ideológico, capazes de nos ajudar a identificar elementos-chave em discursos para assim reagir melhor e construir argumentos mais efetivos durante uma discussão.
Irina Didier, mestre em comunicação e consumo, explica que o quadrado ideológico, a grosso modo, coloca um determinado grupo radicalizado em um quadrante enquanto outro fica no lado oposto. Quer um exemplo para ficar mais claro?
É assim: imagina que um grupo assume e enfatiza sempre suas boas ações. As más ações? Minimizam ou individualizam. E como esse pessoal olha o outro grupo? Bem, para eles as boas ações do "lado de lá" só acontecem de forma reduzida ou em casos isolados. Já as más ações são comuns e recorrentes na visão deles.
Soa familiar? Coloca aí umas teorias conspiratórias e vai ver que o discurso cabe direitinho nesse esquema.
Dá uma olhada no vídeo que a gente mostra mais detalhes de como tudo isso funciona.
E já sabe, né? Não esquece de curtir, compartilhar e se inscrever no nosso canal. Gostaria de ajudar nosso trabalho? Temos uma vaquinha virtual em andamento, confere lá.
* Nunca Vi 1 Cientista é um grupo de divulgação científica encabeçado pelas jovens cientistas Ana Bonassa e Laura de Freitas para estimular o contato com a ciência.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.