Será o fim da distração? Novo painel de carro adivinha o que motorista quer
Em um futuro bem próximo você não vai mais precisar nem tocar no painel do seu carro para acionar funções como ligar o rádio, mudar a música ou pesquisar no GPS. Um novo sistema de IA (inteligência artificial) da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, em parceria com a Jaguar Land Rover, permite que o painel rastreie o dedo do próprio usuário no ar. Isso faz com que ele não precise mais tocar fisicamente na tela para selecionar alguma opção.
Chamado de "toque preditivo" pelos pesquisadores, o sistema faz o rastreamento usando uma série de sensores, câmeras e IA capazes de descobrir para onde a pessoa está apontando. Ao eliminar a necessidade de contato físico, o painel se torna uma opção estéril importante em um mundo pós-covid-19 e, ainda, sem uma vacina.
"Sabemos que certos patógenos podem ser transmitidos por meio de superfícies. Portanto, essa tecnologia pode ajudar a reduzir o risco desse tipo de transmissão", disse Simon Godsill, professor do departamento de Engenharia da Universidade de Cambridge.
Ainda não houve anúncio oficial sobre as telas não-tácteis. Mas a Jaguar Land Rover já informou que vai adaptar os painéis dos seus modelos em um futuro próximo, sem detalhar quando o recurso estará disponível, quanto custará ou quais automóveis o receberão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.