Internauta flagra meteoro em meio ao pôr do sol em GO; veja
Um internauta flagrou um meteoro no fim de tarde de Goiás da última quarta-feira (22). No vídeo, o objeto cruza o céu de Goiânia antes de se despedaçar —ao fundo, a Lua no céu ainda compõe o belo cenário captado pelas imagens.
O registro foi postado no Instagram por Daniel Basile. O músico apontou na postagem que estava observando o céu e o belo fim de tarde quando, por sorte, conseguiu registrar a entrada do meteoro na atmosfera terrestre.
Segundo Marcelo de Cicco, astrônomo associado efetivo da SAB (Sociedade Astronômica Brasileira), o bólido passou entre Goiânia e Jussara (GO) no fim de tarde da última quarta, por volta das 18h23 (de Brasília) O especialista apontou que a imagem registrada pelo músico pode ser considerada uma raridade.
"É um vídeo com certeza raro, pois é ao pôr do sol e tem a lua crescente compondo", afirma.
De acordo com o especialista em meteoros, é possível que o bólido tenha gerado fragmentos que caíram na Terra - tornando-se, assim, um meteorito. Episódios do tipo são muito comuns no Brasil e na imensa maioria dos casos não oferecem perigo para a população.
Na última semana, um clarão e barulho no céu assustaram moradores de Estados do Nordeste. O bólido que foi visualizado por cidades de Pernambuco e Bahia também registrado em vídeos.
O meteoro que passou pelo céu de Goiás pode ser, segundo Cicco, do mesmo porte do visualizado no Nordeste.
"Ele pode ser do mesmo porte, pois o pôr do Sol diminui o contraste do brilho. Aquele excesso de brilho do meteoro da semana passada tem muito a ver com a baixa qualidade da câmera e de ter um céu escuro", afirma.
Junto a outros astrônomos, Cicco mantém no Brasil o Exoss.org, projeto científico colaborativo que monitora quedas de objetos astronômicos no Brasil. A página conta com uma área para enviar relatos de visualizações do tipo.
Caso você flagre objetos do tipo cruzando os céus do Brasil, você ainda pode enviar no WhatsApp de Tilt para ter a chance do seu vídeo aparecer por aqui.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.