Se a ivermectina mata verme, por que tem gente usando contra covid?
Nesse ponto da pandemia, alguém da sua família já deve ter mandado para o grupo do WhatsApp o exemplo de alguém que estava com covid-19, tomou ivermectina e se curou.
O assunto é polêmico e, tal qual o uso da cloroquina, tem levantado discussões acaloradas entre aqueles que defendem e aqueles que rechaçam a ideia de usar o medicamento para tratar coronavírus. Mas afinal para que serve a ivermectina e porque tem tanta gente dizendo que ela é a cura para a covid-19?
Neste vídeo, explicamos algo conhecido na ciência como "reposicionamento de fármacos", que é a origem de por que um remédio já tão conhecido para matar parasitas de repente começou a ser estudado para tratar um vírus. Além disso, analisamos as pesquisas científicas que colocaram a substância no centro desse debate —uma delas feita pela USP (Universidade de São Paulo).
Nunca é demais dizer que é preciso ter cuidado com as chamadas "referências anedóticas" —um nome rebuscado para dizer que pode ser perigoso acreditar na sua tia, que acreditou na amiga, que disse que se curou porque fez um gargarejo com sal e limão, se isso não tiver comprovação científica nenhuma.
E não esquece de curtir, compartilhar e se inscrever no nosso canal. Gostaria de ajudar nosso trabalho? Temos uma vaquinha virtual em andamento, confere lá.
* Nunca Vi 1 Cientista é um grupo de divulgação científica encabeçado pelas jovens cientistas Ana Bonassa e Laura de Freitas para estimular o contato com a ciência.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.