Voltou ao Instagram! Existe motivo nobre para odiada Comic Sans ser usada
O Instagram disponibilizou novas fontes para serem usadas nos Stories, mas uma que já é bem conhecida acabou chamando atenção. Uma fonte bem parecida com a Comic Sans, usada tão massivamente que hoje é considerada até um pouco cafona, fez muita gente revirar os olhos quando apareceu entre as opções.
Mas existe um motivo relevante para ela ser adotada e que torna a novidade da rede social digna de apoio: ela pode facilitar a leitura por pessoas com dislexia.
"A dislexia é um transtorno de aprendizado específico das habilidades de leitura e escrita. Então a fonte auxilia muito na compreensão das informações e a Comic Sans é uma ótima opção", explica Gustavo Simi, psicólogo e pesquisador na Associação Brasileira de Dislexia (ABD). A associação estima que o transtorno afeta entre 5% e 17% da população mundial, sendo que vários casos nunca são diagnosticados.
O pesquisador explica que as fontes ideais precisam ter algumas características que favoreçam a leitura, como um espaçamento razoável entre as letras e uma grossura maior no contorno. "O melhor exemplo é a OpenDyslexic, fonte criada por pesquisadores do mundo todo justamente para ajudar disléxicos", afirma. O psicólogo ainda diz que, dentre as fontes clássicas encontradas no Word, a Comic Sans é a melhor alternativa.
De acordo com a Associação Britânica de Dislexia, o espaçamento entre letras é importante em casos como "rn", que se estiverem muito próximos podem ser confundidos com "m". Além disso, vale tentar diferenciar ao máximo o modo de escrever o número "1", a letra "l" e o "I" maiúsculo.
O que dificulta a leitura é justamente o contrário: letras muito finas, parecidas entre si e que ficam muito próximas umas das outras. Isso faz com que as pessoas façam inversões na leitura e não consigam entender letras similares, como "m" e "n" e "p" e "q".
"Ao não utilizar uma fonte que favorece quem tem dislexia, você certamente vai dificultar ainda mais o seu entendimento", diz Simi.
É importante ressaltar que isso não significa que a Comic Sans vai ser uma grande ajuda para todas as pessoas com dislexia — e isso tem a ver com características individuais de cada caso, o grau do transtorno e como está o tratamento. "Se for um adulto com dislexia grave e que passou a vida inteira sem ter tratamento, a Comic Sans não vai ajudar", explica.
Mudança no Instagram
Em nota, o porta-voz do Facebook (empresa que também é responsável pelo Instagram) não diz se a inserção da Comic Sans foi pensando na inclusão de pessoas com dislexia.
"Testamos o recebemos o feedback da comunidade do Instagram sobre as novas fontes disponíveis a fim de garantir que as pessoas tenham uma experiência positiva na plataforma. Queremos oferecer uma maior variedade de estilos para que a comunidade possa se expressar de maneira autêntica em todos os momentos", afirma a nota.
Ainda assim, a mudança é vista com bons olhos por quem sabe as dificuldades que os disléxicos enfrentam. "O Instagram demorou para adicionar essa fonte, mas é uma mudança muito legal que vai favorecer a inclusão", diz Simi.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.