Deu Tilt #10: Elevador espacial pode, um dia, virar realidade com grafeno
Imagina só um elevador que nos ligasse ao espaço. Parece algo muito fora da realidade, mas, na verdade, é uma ideia antiga e que pode, quem sabe, ganhar forma com a ajuda do grafeno.
O engenheiro ambiental Gabriel Estevam Domingos falou sobre o assunto com o colunista Ricardo Cavallini, o Cava, no décimo episódio do nosso podcast de ciência e tecnologia, o Deu Tilt (ouça no vídeo acima).
O elevador espacial seria uma maneira muito mais barata para, por exemplo, transportar material para o espaço, já que uma mesma estrutura será reutilizada por várias vezes.
Segundo Domingos, para a ideia ganhar forma é preciso o uso de um material resistente. E é aí que o grafeno pode entrar (ouça a partir de 11:35).
"Em teoria, o grafeno seria um material bem competitivo para evoluir com essa ideia", afirmou.
Claro que isso ainda é uma hipótese, já que hoje ainda não existe grafeno suficiente para um projeto dessa magnitude. Como o material é do tamanho de um átomo, ainda não é possível gerar um cabo de quilômetros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.