Novo recurso do WhatsApp tornará muito mais fácil liberar espaço no celular
Um novo recurso do WhatsApp deve tornar muito mais fácil o ato de limpar o espaço tomado pelo aplicativo no celular. Com a novidade, o usuário terá mais opções para limpar fotos, vídeos e outros arquivos recebidos de contatos —as mídias, muitas vezes, acabam lotando a memória do smartphone.
A novidade já foi vista em testes há alguns meses e voltou a aparecer com novos recursos na versão beta mais recente do WhatsApp, segundo o site WaBetaInfo. A atualização promete redesenhar totalmente a área de uso de armazenamento do aplicativo. A novidade estaria em fase de testes, mas ainda sem data para ser implementada.
Inicialmente, os testes apontavam que a ferramenta contaria com filtros para você distinguir os arquivos baixados no WhatsApp como por tamanho, por itens encaminhados e por aí vai. No entanto, como mostra a imagem abaixo, o novo recurso vai além.
A primeira coisa que dá para notar é a barra que mostra o uso de armazenamento do app —e o quanto as mídias recebidas e enviadas tomam desse armazenamento. É um elemento visual bem parecido ao que iPhones e celulares Android já contam nas configurações.
Além disso, o próprio aplicativo passará a dar sugestões de limpeza para eliminar arquivos desnecessários e, assim, ganhar mais espaço no celular. É uma solução semelhante ao que o iOS, por exemplo, faz.
Um dos itens indicados é "arquivos encaminhados". Outro mostra diretamente os maiores arquivos baixados no WhatsApp e que o usuário pode optar por limpar. Mais abaixo, o usuário já poderá ver os chats em ordem dos que ocupam mais espaço no aplicativo, como já ocorre atualmente.
Tudo isso deve mudar radicalmente a interface para usuários eliminarem arquivos do celular —e, ainda, tornar o processo menos complicado.
O WABetaInfo afirma que o WhatsApp ainda está testando melhorias nas funcionalidades e que, provavelmente, outras ferramentas serão introduzidas antes do lançamento para testadores beta.
Novo toque para chamadas em grupo
O WhatsApp também começou testes para um novo toque em chamadas de grupo. Mas essa ferramenta já pode ser testada por usuários na versão beta, com a atualização 2.20.198.11 para Android.
Com a atualização, o usuário perceberá um novo toque reproduzido pelo WhatsApp. Além disso, o aplicativo implementou recentemente um novo tipo de animação para stickers animados.
O usuário que quiser testar a versão pode realizar a atualização do aplicativo a partir do Google Play. Para isso, basta se conectar a conta Google e acessar o link do programa beta por meio de seu smartphone. Após esse passo, clique em "Participar dos Testes" e você poderá atualizar sua versão do WhatsApp.
Melhoras na interface de chamadas
Outra alteração do WhatsApp para melhorar a experiência dos usuários foi mover os botões de ligações por voz para a parte inferior da tela.
De acordo com o WABetaInfo, essa atualização ainda não está disponível para os usuários, mas um bug no aplicativo permite que algumas pessoas visualizem a mudança.
* Colaborou Felipe Oliveira
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.